A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou, através de suas redes sociais, uma série de fatos e argumentos que tentam esclarecer como 5% da verba do Sesc/Senac para o órgão promover o turismo internacional do Brasil é importante para a economia e o desenvolvimento do país. Ao contrário do que argumenta a CNC e o Sesc/Senac, a Embratur diz que a contribuição não prejudica as atividades das entidades.
Em post no Instagram, a Embratur afirma que:
- A contribuição do Sesc/Senac para a promoção do Turismo não prejudica as atividades das entidades;
- Sesc/Senac arrecadaram R$ 8,9 bilhões em 2021. Desse total, R$ 1,8 bilhão não foi utilizado e que assim sobrou dinheiro;
- Com a aprovação da proposta, seriam destinados R$ 447 milhões à Embratur (valor menos do que sobra orçamentária);
- R$ 15,2 bilhões é o valor do superávit acumulado em caixa pelo Sesc/Senac até 2022;
- Como as atividades serão prejudicadas se sobram recursos?;
- A cada R$ 1 investido na promoção internacional do Turismo, R$ 20 entram na economia;
- Todo mundo ganha com o consumo dos turistas estrangeiros
- Desde 2019, a Embratur não tem fonte financeira permanente para promover o Turismo;
- Por isso, a contribuição do Sesc/Senac é considerada fundamental
“A aprovação dessa fonte de financiamento é essencial para a sobrevivência da Embratur e para a promoção internacional do turismo. Isso porque, em 2019, a agência deixou de ser autarquia federal e foi retirada do orçamento da União, sem que tenha sido criada nova fonte de recursos. Garantir condições adequadas de funcionamento da Embratur é bom para o Brasil. O turismo representa 7% do PIB nacional; emprega formalmente 7 milhões de pessoas e impacta de forma direta e indireta mais de 500 atividades econômicas”, informou a Embratur.
Ao M&E, o presidente Marcelo Freixo já disse que o maior desafio é a questão dos recursos. De acordo com a Embratur, a definição de uma fonte de financiamento permanente e sustentável, será possível fazer muito mais pelo turismo brasileiro. “Todo mundo ganha com o fortalecimento da promoção internacional do turismo, inclusive o Sesc e Senac, que arrecadarão mais com o aquecimento da economia”, informou a Embratur.
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