Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Embratur discute regulamentação de Vídeo Sob Demanda e criação e Film Commission no Brasil

Encontro discute servicos como streaming na sede do Iphan em Brasilia Reproducao Embratur Embratur discute regulamentação de Vídeo Sob Demanda e criação e Film Commission no Brasil

. No encontro realizado no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, foi discutida a regulamentação dos serviços de Vídeo Sob Demanda (VoD), em tramitação no Senado e na Câmara de Deputados (Divulgação)

A Embratur participou, nesta semana, da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Cinema do biênio 2023-2025. No encontro realizado no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, foi discutida a regulamentação dos serviços de Vídeo Sob Demanda (VoD), em tramitação no Senado e na Câmara de Deputados.

O marco legal aborda a cobrança da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) junto aos provedores de serviços (VoD), a visibilidade e a presença de conteúdos brasileiros nos catálogos desses streamings.

“É importante que a Embratur acompanhe essa discussão. O debate sobre o marco regulatório é extremamente importante para o fortalecimento do setor audiovisual do país, e consequentemente, nos interessa que esse setor se desenvolva, se torne uma indústria e que ajude no fortalecimento do turismo audiovisual. A Embratur quer, como conselheira, trazer a pauta dos film commissions, do turismo como setor que complemente, que fortaleça o setor do audiovisual, das plataformas. São duas indústrias importantes para o Brasil que, juntas, promovem desenvolvimento”, reforçou o supervisor de Cultura e Gastronomia da Embratur, Christiano Braga.

Films commission

Marcelo Freixo, presidente da Embratur e Carlos Cobián, presidente da Film Commission da Espanha, se reuniram com o diretor geral do órgão, Paulino Cuevas, em Madri, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur) para falar sobre a possibilidade de consultoria do país europeu para ajudar o Brasil na criação de uma Film Comission Nacional.

“Estamos conhecendo as melhores práticas internacionais para trazermos ao Brasil e conectarmos cinema e turismo. Nosso país tem uma grande produção audiovisual e destinos turísticos únicos no mundo. Essa sinergia é estratégica para sermos mais competitivos. Vamos estimular assim o turismo e a produção audiovisual nacional”, afirmou Freixo.

Films commissions têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Nesse sentido, a tratativa vista tambéma criação de um órgão correlato no Brasil, para regulamentar e fiscalizar, além de atuar na captação de filmagens. Nesse caso, a comissão espanhola atuará como consultora para ajudar a Agência a estruturar o órgão, que trará as produções internacionais com apoio logístico e estímulo fiscal aos realizadores.

Receba nossas newsletters