Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Entrevista: Antonio Florencio de Queiroz Junior fala sobre a importância do Cetur Fecomércio RJ

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior

A partir do dia 07 de dezembro, a Fecomércio RJ implantará o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio RJ (Cetur Fecomércio RJ), reunindo os líderes das associações que representam os principais setores produtivos do setor em todo o Estado. Como já anunciado, o objetivo do conselho é a defesa e o fortalecimento do Turismo como importante atividade econômica para o Estado do Rio de Janeiro. O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior deu uma entrevista a respeito do lançamento desse Conselho, falando sobre a importância e planejamento dessa iniciativa.

O que motivou a criação do o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio RJ?
O Rio de Janeiro é uma vitrine nacional, inclusive e especialmente para o turismo. Nossa capital é a cidade que mais recebe turistas no país, entre 25 e 30% dos visitantes internacionais, sendo um dos destinos mais procurados da América Latina. Devemos encarar o turismo como um dos setores mais capacitados a contribuir para o fortalecimento econômico de nosso Estado. Neste sentido, as atividades produtivas que integram o setor precisam ser os protagonistas das estratégias para seu pleno desenvolvimento. Reconhecemos também a necessidade de uma interlocução mais ágil com os órgãos governamentais para garantir o atendimento às reinvindicações da categoria. Estas foram nossas principais motivações.

Qual deve ser a contribuição do Conselho Empresarial para o setor?
O Sistema CNC-Sesc-Senac vem trabalhando para gerar as melhores condições para o desenvolvimento do turismo porque acredita em sua capacidade de impulsionar o comércio, gerar renda, incrementar a oferta de empregos e de qualidade de vida para o cidadão fluminense. Nosso objetivo é estimular o diálogo setorial, o estudo e o fomento dos setores produtivos do turismo fluminense.

E qual é o grande desafio da Fecomércio RJ neste cenário?
Nosso principal objetivo é promover o relacionamento da Federação com toda a cadeia produtiva do turismo no estado e incentivar estratégias integradoras com foco no desenvolvimento regional, inclusive com treinamento e qualificação de mão de obra para melhor a qualidade dos serviços prestados.

No que este fórum difere do Conselho Estadual de Turismo?
O CET RJ é formado por representantes do governo estadual e demais órgãos e entidades do setor, que trabalham alinhados com a Secretaria Estadual na aplicação das políticas do Turismo. Nosso conselho é empresarial, ele reunirá a iniciativa privada, capitaneado pela Federação.

Sua abrangência é estadual?
Sim, a Fecomércio RJ está comprometida a desenvolver e apoiar ações que viabilizem soluções para cada região fluminense, levando em conta as particularidades do turismo, comércio e serviços de cada centro produtivo, e dialogando com todos os setores empresariais. Entendemos que o fomento de qualquer atividade pode representar um efeito multiplicador levando ao crescimento de todos. O investimento e fortalecimento das atividades regionais podem gerar negócios para cada região valorizando e potencializando suas vocações, atraindo investimentos e aumentando sua visibilidade.

Já existe um planejamento prático?
Uma das ações recentes da Federação, e que servirá como base para o início do trabalho, foi a elaboração de um documento entregue a todos os candidatos ao Governo do Estado, com análises dos principais indicadores sociais do Estado do Rio, segmentados em temas como pobreza e desigualdade social; mercado de trabalho; educação; saúde, segurança pública e políticas urbanas, questões intimamente ligadas ao setor de turismo.

Uma das nossas primeiras ações, já em fase de preparação, é o Instituto Fecomércio, que irá realizar estudos com análise socioeconômica do estado do Rio para embasar a tomada de decisões.

A primeira ação do Cetur Fecomércio RJ será a realização de um Seminário de Segurança Turística, no próximo dia 17 de dezembro. A iniciativa tem o objetivo de promover a reflexão sobre as políticas públicas atuais na Segurança Pública, caminhos de prevenção e proteção à reputação da cidade e do estado, além do conceito de cidade segura e estratégias que colaborem na retomada do crescimento econômico.

Receba nossas newsletters