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Política

IMB apresenta resultados positivos na elaboração de seus projetos

O Instituto Marca Brasil (IMB) apresentou resultados positivos na elaboração de projetos que beneficiam municípios de todo o Brasil, gerando incremento de renda local por meio de fortalecimento do turismo interno. Entre os projetos realizados pelo IMB que merecem destaque está o “65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional”, que foram escolhidos a partir de roteiros que possuíam infraestrutura básica e turística, bem como atrativos qualificados capazes de trazer e distribuir turistas para as próprias cidades e seu entorno.

Com o sucesso do 65 Destinos Indutores, o IMB criou outros dois projetos em parceria com o Ministério do Turismo, que utilizam a mesma metodologia. O “Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos”, que inclui outras 50 cidades brasileiras, e o “Rio Competitivo”, executado especificamente em dez municípios do Rio de Janeiro. Ambos com início em 2010 e com previsão para encerrar em 2012, os projetos têm como objetivo capacitar os empresários do setor e trade turístico para gestão, planejamento e comercialização do turismo, ampliando os conhecimentos sobre o planejamento estratégico, marketing e fortalecimento da governança e a inter-relação dos destinos com a região turística. “O Brasil tem um potencial turístico enorme, o que precisamos é atrair cada vez mais turistas e garantir qualidade no atendimento para que eles sempre voltem. E é essa uma das tarefas que o IMB vem desempenhando”, afirma a diretora superintendente do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt.

Com o intuito de fortalecer o turismo interno, estabelecendo condições diferenciadas para o público da terceira idade, o IMB apoiou o desenvolvimento do projeto “Viaja Mais Melhor Idade”. Ao mesmo tempo em que a oportunidade possibilitou a esses clientes viajarem pelo país e conhecerem sua diversidade cultural a preço diferenciado, ajudou os meios de hospedagem cadastrados a reduzir sua capacidade ociosa em épocas de baixa ocupação. O programa teve adesão de 2.040 estabelecimentos, que foram capacitados para atendimento ao turista da melhor idade e gestão do programa como ferramenta de promoção e desenvolvimento local.

Para aperfeiçoar o atendimento aos turistas da melhor idade, o IMB desenvolveu o projeto “Capacitação dos Gerentes dos Meios de Hospedagem” dos destinos atendidos pelo projeto “Viaja Mais Melhor Idade”. O diferencial do curso foi a utilização de uma metodologia de educação baseada em competências, que significa apresentar conteúdos em uma sequência que permite aos gestores uma identificação com as necessidades cotidianas. Todos os temas e conteúdos dinamizados foram trabalhados em torno do macro-tema Gestão de Pessoas, fundamental num segmento cuja razão de ser são os serviços de atendimento, como no caso hoteleiro. Com a finalização do projeto, a análise dos resultados ultrapassou também as expectativas dos realizadores. O nível inicial do domínio de competência apresentado pelos participantes foi de 6,4. Ao final do projeto, o nível registrado foi de 8,4, sendo que a média considerada adequada é de 8,0.

Outro projeto desenvolvido pelo IMB que merece destaque é o “Portal de Hospedagem” (www.portaldehospedagem.com.br), um canal de promoção e venda na Internet para meios de hospedagem, que tem o maior número de opções de hotéis em todo o Brasil, com 5.600 meios de hospedagem cadastrados em mais de mil destinos, abrangendo todas as capitais brasileiras. Com acesso gratuito para turistas e empresários de hotelaria, o portal é uma eficiente ferramenta de pesquisa com informações completas e ilustradas sobre as opções de hospedagem de cada região do país. Por mês, recebe cerca de 500 mil acessos, estando em terceiro lugar no país, segundo o site de buscas Google. “O IMB já capacitou mais de seis mil profissionais de turismo e, com o Portal de Hospedagem, conseguimos levar benefícios não apenas ao setor, mas também a milhões de pessoas no Brasil e no mundo”, declara o presidente do IMB, José Zuquim.

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