Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur anuncia vencedor da 1ª edição do Prêmio Nacional do Turismo

Vencedores da categoria são condecorados no 1º Prêmio Nacional do Turismo. Foto: Roberto Castro/MTur

Vencedores da categoria são condecorados no 1º Prêmio Nacional do Turismo. Foto: Roberto Castro/MTur

O foco no turismo turismo responsável garantiu a operadora Vivejar o prêmio de melhor prática de Turismo de Base Comunitária e Produção Associada ao Turismo do Brasil, de acordo com o júri do 1º Prêmio Nacional do Turismo.

O vencedor foi escolhido entre 141 projetos inovadores que contribuíram para o desenvolvimento do turismo brasileiro nos últimos dois anos – entre eles, 46 iniciativas que estão mudando a experiência dos turistas e a vida das comunidades que recebem os visitantes com práticas que associam a produção local às atividades turísticas.

A operadora Vivejar é especializada em viagens que promovem experiências em parceria com comunidades tradicionais brasileiras. O foco da iniciativa é também o empoderamento feminino por meio do turismo, com o objetivo de oferecer, tanto aos viajantes quanto às comunidades e destinos que recebem os turistas, experiências transformadoras de impacto positivo.

A Rota do Queijo Terroir Vertentes levou o segundo lugar da categoria. O projeto visa promover o desenvolvimento econômico e da gastronomia mineira dos 23 municípios que integram o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Terroir Vertentes, gerando mais trabalho e renda para a região.

A iniciativa classificada em 3º lugar foi a Rota Encantos Rurais de Quilombo (SC). O objetivo do produto é consolidar o Turismo Rural do município como um destino turístico de referência em Santa Catarina, por meio de um projeto sustentável nos aspectos social, ambiental e cultural.

BOAS PRÁTICAS – O Ministério do Turismo criou um Banco de Boas Práticas para divulgar as dez iniciativas com melhor classificação, por categoria, no 1º Prêmio Nacional do Turismo. O objetivo é dar visibilidade e multiplicar os casos de sucesso do setor, disponibilizando contatos, vídeos e materiais informativos apresentados pelos proponentes inscritos. Das 241 propostas apresentadas, 70 podem ser consultadas aqui.

Receba nossas newsletters