Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur cria Fórum Nacional dos Presidentes de Comissões de Turismo (Fnacotur)

92c04b8a a107 4951 ad66 19d5e856ee38 MTur cria Fórum Nacional dos Presidentes de Comissões de Turismo (Fnacotur)

Fnacotur possibilitará a troca de experiências e o intercâmbio de conhecimentos e de informações entre seus integrantes (Roberto Castro/MTur)

De maneira inédita, o Ministério do Turismo instituiu o Fórum Nacional dos Presidentes de Comissões de Turismo das Assembleias Legislativas Estaduais e Distrital (Fnacotur). A medida serve para ampliar a participação social na construção de políticas públicas no Turismo e tem entre os objetivos fortalecer o relacionamento e a integração entre a Pasta, os secretários e dirigentes estaduais de turismo e as Comissões Legislativas de Turismo dos estados e Distrito Federal.

O colegiado possibilitará a troca de experiências e o intercâmbio de conhecimentos e de informações entre seus integrantes, de modo a contribuir com o alinhamento entre as legislações estaduais e os normativos nacionais.

O grupo terá adesão voluntária por parte dos presidentes das Comissões de Turismo das Assembleias Legislativas Estaduais e Distrital e do presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Além disso, a presidência Nacional do Fnacotur será exercida pelo Ministério do Turismo, por meio da ministra. Ao todo, serão cinco vice-presidências macrorregionais do Fnacotur, representando o Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País.

De seis em seis meses, o Fórum se reunirá, sendo possível a realização de uma reunião extraordinária antes do período proposto. O grupo também poderá contar com a participação de especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, sem direito a voto. Os membros e os convidados do Fnacotur se reunirão presencialmente ou por videoconferência.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a participação do poder legislativo dos estados e Distrito Federal na construção das políticas públicas de turismo no País é de extrema importância para o desenvolvimento do setor. A ministra destacou que “essa integração possibilitará a criação de um ambiente regulatório mais favorável e com mais segurança jurídica para a atração de investimentos para o setor”, disse.

Receba nossas newsletters