Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

ONU Turismo adota nova medida de mensuração de sustentabilidade

Imagem 13 03 2024 as 16.13 e1710357320137 ONU Turismo adota nova medida de mensuração de sustentabilidade

Os 193 países membros das Nações Unidas adotaram o quadro estatístico recentemente desenvolvido sob a direção da ONU Turismo, uma iniciativa pioneira (Divulgação/ONU)

A Organização das Nações Unidas aprovou uma nova metodologia para avaliar a sustentabilidade do turismo de forma eficaz. O quadro estatístico para a medição do turismo sustentável (MST) torna-se assim o quadro de referência acordado internacionalmente para a medição dos aspectos económicos, sociais e ambientais do turismo.

“O turismo é um importante motor de mudança positiva quando gerenciado de forma responsável e sustentável. A adoção do quadro estatístico para a medição do turismo sustentável marca uma mudança de paradigma, pois nos permite considerar critérios diferentes do PIB e medir o que mais importa em termos das pessoas e do planeta”, disse Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da ONU Turismo.

O quadro é fruto do trabalho de mais de 40 países e mais de 30 organizações internacionais e regionais, incluindo a Divisão de Estatística das Nações Unidas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entidades e observatórios subnacionais, instituições acadêmicas e outras partes interessadas, que compõem o Grupo de Peritos Multipartidário na Medição do Turismo Sustentável.

A Comissão de Estatística recebeu o apoio entusiasta e esmagador de 34 países, com a participação ativa de três regiões do mundo e de numerosas organizações internacionais nas deliberações: Antígua e Barbuda, Arábia Saudita em nome do Conselho de Cooperação do Golfo, Áustria, Benin em nome do grupo africano, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, Finlândia em nome do Sistema Estatístico Europeu, Grécia, Índia, Indonésia, Jamaica, Kuwait, Malásia, Malta, Marrocos, México, Nova Zelândia, Holanda, Portugal, Catar, República Dominicana, Tanzânia, Tajiquistão, o Comitê de Coordenação das Atividades Estatísticas e da OIT.

Com vista para o futuro, a Comissão atuará no desenvolvimento de um programa de implementação, que incluirá um guia resumido e apelou à comunidade internacional de doadores para fornecer fundos para a medição da sustentabilidade do turismo.

México, Filipinas e Canadá refletiram sobre suas experiências pioneiras de implementação do quadro e mostraram as possibilidades oferecidas pela integração de dados de diferentes áreas e fontes para obter informações mais significativas sobre o turismo.

Receba nossas newsletters