Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Passaporte: site da PF tem jeitinho para finalizar solicitação e três meses para o agendamento

Quem busca fazer o agendamento para a retirada de passaporte através do site da Polícia Federal está encontrando grande dificuldade de navegação. Ao entrar na opção “Passaporte”; o cidadão é direcionado para um questionário; onde serão viradas quatro páginas eletrônicas. Depois de preenchidos todos os dados com alguma lentidão do sistema; as pessoas vão encontrar dificuldade também para finalizar o preenchimento.

 

A reportagem do M&E testou o serviço e ao chegar na terceira página “Dados complementares”; o campo Endereço do Remetente/Cidade não abre a opção das cidades. Com isso o procedimento não se complementa. A falha do sistema da Polícia Federal acontece pois este campo não está marcado com (*); o que indicaria ser de preenchimento obrigatório. Mesmo não sendo obrigatório; o preenchimento não se conclui; uma vez que surge a seguinte mensagem na tela “O campo “Cidade de residência” necessita ser preenchido.”

 

A contradição entre necessitar ser preenchido e não ser obrigatório é um impedimento no site da PF e inviabiliza o andamento da solicitação do agendamento.

 

Para tentar tirar essa dúvida; a reportagem do M&E entrou em contato com o telefone para informações; uma ligação interurbana para Pernambuco (85) 3194-4850; que também oferece a opção do e-mail [email protected].

 

Pelo telefone; na segunda tentativa; a reportagem conseguiu ser atendida. O atendimento foi cordial e eficiente e revelou um pequeno “jeitinho brasileiro” para fazer o sistema funcionar corretamente no campo “Endereço do Remetente/Cidade”. Segundo a atendente; é necessário clicar em qualquer outro estado que não seja o seu. Depois basta voltar a clicar no seu estado. Não é que deu certo? Finalmente então se abriu o campo das cidades. Segundo a atendente; o probleminha pode ser decorrente do grande volume de acessos.

 

Entre os quatro postos da PF na cidade do Rio de Janeiro; todos tinham agendamentos abertos até maio; com datas-limites entre os dias 5 e 9 dependendo do posto. No entanto; a reportagem do M&E só conseguiu disponibilidade em um deles; no Shopping Rio Sul. Era o único que ainda tinha datas disponíveis; e somente entre os dias 5 e 9 de maio.

 

Em resumo; a retirada de passaporte somente será possível daqui a três meses.

 

Para diminuir o tempo de espera; a Polícia Federal ampliou seu atentimento na prestação do serviço. Segundo o órgão; aproximadamente quatro mil vagas semanais serão criadas nos postos de atendimento distribuídos nos shoppings Rio Sul; Leblon e Via Parque; que estenderão o horário de funcionamento; passando a atender o público das 10h às 20h; de segunda a sexta. O posto do Galeão passa a funcionar de segunda a sexta; das 4h às 19h; e sábados; domingos e feriados; das 8h às 16h.

Os pedidos emergenciais serão avaliados e atendidos diariamente no posto do Galeão. Nesses casos; a Polícia Federal ressalta que nem sempre a situação que o requerente considera emergencial se encaixa na instrução normativa que define o atendimento prioritário. Se o pedido for aceito; será agendado para o mesmo dia. Aproximadamente 60 casos emergenciais são resolvidos diariamente.

A recomendação para quem estiver com a data de validade do seu passaporte expirando até meados deste ano é não esperar e correr para fazer logo o seu agendamento.

 

Passaporte brasileiro
Atualizada às 16h20

Receba nossas newsletters