Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Procurador solicita bloqueio de bens dos envolvidos no escândalo do MTur

O procurador da República no Amapá, Celso Leal, pediu à Justiça o bloqueio de bens de todos os envolvidos no escândalo de desvio de recursos do MTur. De acordo com a solicitação, há pelo menos 20 imóveis que podem ser bloqueados, além de contas bancárias das empresas de fachadas investigadas. Os valores envolvidos no pedidochegam a pelo menos R$ 4 milhões, que é o mínimo que teria sido desviado do Ministério do Turismo. Entre os nomes ciitados estão, além do secretário executivo, Frederico Silva Costa, o secretário nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins, e o ex-secretário executivo Mario Moysés.

O procurador Celso Leal afirma que não houve excessos na Operação Voucher. O procurador foi o autor do parecer do Ministério Público Federal que sustentou os pedidos de prisão preventiva dos investigados. A operação começou após auditoria do Tribunal de Contas da União identificar fraudes num convênio de R$ 4,4 milhões do Turismo com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi). A entidade teria repassado os recursos para empresas de fachada e os serviços jamais foram executados.

Hoje o ministro do Turismo, Pedro Novais participou da solenidade de abertura do Seminário de Infraestrutura Turística, megaeventos esportivos e promoção do Brasil no exterior, no auditório do Tribunal de Contas da União. Na ocasião criticou a falta de controle sobre liberação de recursos nas gestões anteriores e lembrou que desde que assumiu o cargo vem implementando um novo modelo de gestão e controle de gastos. “Sou o maior interessado na transparência dos gastos e lembro que fui relator da Lei de Responsabilidade Fiscal”. O ministro anunciou ainda as mudanças na liberação de recursos para novos convênios cujos prazos passam a oscilar entre 30 e 45 dias.

Na parte da tarde Pedro Novais vai ao Congresso prestar esclarecimentos durante audiência atendendo a convocação da Comissão de Defesa do Consumidor. Amanhã será a vez da audiência pública na Câmara dos Deputados solicitada pela Comissão de Turismo e Desporto.

Receba nossas newsletters