Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Regiões costeiras brasileiras poderão receber certificação do projeto Bandeira Azul

Representantes do júri nacional da Foundation for Environmental Education (FEE); organização não-governamental de proteção ao meio ambiente; formado pelo Ministério do Turismo (MTur); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Secretaria do Patrimônio da União (SPU); Agência Costeira e Instituto Ambiental Ratones (IAR); se reuniram na última segunda-feira (19/07) para debater a certificação das praias brasileiras; através do projeto internacional Bandeira Azul.
 
O projeto levará em consideração aspectos como a qualidade ambiental; segurança e infraestrutura; e a contribuição e participação da comunidade local nas praias e marinas brasileiras. O grupo também definiu que as praias integrantes do projeto Bandeira Azul devem estar de acordo com as diretrizes do Projeto Orla; uma parceria entre o MMA e a SPU; que visa contribuir para disciplinar o uso e ocupação da zona costeira.
 
Poderão receber a certificação socioambiental a praia do Tombo; no Guarujá; a marina Meliá; em Angra dos Reis. Já a praia de Jurerê (SC);  primeira praia brasileira com a certificação do projeto; poderá renovar sua certificação; concedida em 2009.
 
“Os principais benefícios que o programa ajuda a manter são os cuidados com o meio ambiente; a balneabilidade das praias; além da acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência física. O programa incentiva que as praias sejam adequadas às diretrizes; para garantir o certificado de qualidade. Isso beneficia a todos; tanto os turistas quanto a população que vive e trabalha na orla”; afirma Ricardo Moesch; diretor do Departamento de Estruturação; Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo (MTur).
 
Em todo o mundo são 3;2 mil marinas e praias certificadas pela FEE; que hoje é composta por uma rede de 59 países de todos os continentes.
Receba nossas newsletters