Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Setor de serviços lidera contratações e turismo se destaca

De cada dois empregos criados no ano passado; um foi no setor de serviços. Desses; metade ocorreu entre trabalhadores ligados ao turismo e ao comércio e administração de imóveis. Ao todo; segundo dados oficiais; os serviços já empregam mais de 13 milhões de pessoas. Até 2006; o setor criava empregos formais a uma taxa inferior à soma das demais atividades – indústria; comércio e agricultura. Nos últimos três anos; enquanto indústria; comércio e campo ampliaram pessoal em 14%; o setor de serviços cresceu 16;9%.

Na década; a heterogeneidade característica do setor – que engloba desde operadores de telemarketing a administradores terceirizados; passando por professores; médicos; motoboys e garçons – aumentou. Os serviços; tradicionalmente concentrados em intermediação financeira nos grandes centros urbanos; mudaram de perfil: cresceram mais as atividades voltadas às famílias; como turismo; restaurantes; call centers e transportes.

A taxa de geração de empregos no setor de serviços foi superior ao Produto Interno Bruto (PIB) em todos os anos da década. Entre os subsetores capturados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); no ano passado serviços de alojamento e comunicação apresentaram um crescimento de 53;1%. A categoria agrega os funcionários de hotéis e pousadas; além de trabalhadores em restaurantes e lanchonetes. Nos últimos três anos; esse subsetor ampliou sua participação em mais de 5% ao ano.

Atualmente; o setor de serviços sofre um processo de descentralização regional. Entre 2000 e 2009; o pessoal ocupado no setor aumentou em média 36;4% ao ano; com Norte (42;5%) e Nordeste (39;4%) à frente. Na década; a região que menos criou empregos no setor foi o Sudeste – dez pontos percentuais menos que o Norte. Os serviços no Norte e Nordeste cresceram; na última década; apoiados em diferentes vetores. Enquanto no Norte o principal segmento empregador de mão de obra dentro do setor é a prestação de serviços às empresas – especialmente na Zona Franca de Manaus (AM) -; no Nordeste é o turismo; com bares; hotéis e restaurantes; que lidera.

Receba nossas newsletters