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Política

“Trade precisa se unir e se mobilizar”, afirma Comissão de Turismo

Alex Manente, deputado e presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, com Toni Sando, presidente-executivo do SPCVB

Alex Manente, deputado e presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, com Toni Sando, presidente-executivo do SPCVB


Há pouco mais de oito meses na presidência da Comissão de
Turismo da Câmara dos Deputados (CTur), o deputado Alex Manente conseguiu conquistar algumas vitórias
para o Turismo, a exemplo da isenção de visto para estrangeiros durante as Olimpíadas,
a criação da Semana Mundial do Turismo e a aprovação da Lei de Incentivo ao
Turismo, incluindo o segmento da Lei Rouanet. Entretanto, a maior dificuldade
ainda permanece e tem um longo caminho a trilhar: criar a consciência da importância
do segmento turístico, não apenas no Congresso Nacional, mas também a nível
social.

“O Turismo é muito discriminado como segmento econômico.
Muito precisa ser feito na Câmara. Os deputados precisam aprender o que é o
setor, que o Turismo é uma solução para a crise, principalmente com a queda do
Real frente às outras moedas. Isso é uma vantagem para nós. Foi assim que a
Europa e os Estados Unidos saíram da crise e é assim que sairemos também”,
enalteceu o deputado.

Para isso, Manente exaltou que é necessária maior
movimentação, união e força política por parte do trade. “O Trade tem que se
mobilizar para sensibilizar o deputado da sua região. Fazer com que o deputado
entenda a importância do segmento. É responsabilidade do trade, também – junto à
câmara – fazer com que os deputados se sensibilizem com o setor e queira ajudar
a desenvolver o Turismo”, explica.

Segundo Manente, os principais players e instituições do
turismo agem muito individualmente. Enquanto os outros segmentos se juntam,
mesmo sendo concorrentes, para abrir caminhos e resolver pendências. “O turismo
precisa somar interesses, afim de ter mais força política. Para cada segmento
que o setor tem representatividade, há um outro setor pronto para apoiá-lo,
como o segmento de imobiliárias, ou transportes, por exemplo”.

Outro ponto importante, de acordo com o deputado, é a
criação de parcerias público-privado para desenvolver e dar maior visibilidade
ao Turismo. “Um forma de mobilizar o público e a câmara é através das grandes
mídias. Elas precisam se interessar pelo segmento. Os cadernos e editorias de
Turismo não podem servir apenas para estimular destinos”, finaliza.

Em relação a regulamentação da profissão para os agentes de
viagens, Manente destacou que a pauta ficará para seu sucessor – ainda não
definido -, que deve assumir em março de 2016. A questão da capacitação dos
profissionais, destacada como um dos principais desafios e focos para o
segmento, também deverá ser melhor explorada no ano que vem. 

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