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Política

Veja os resultados da pesquisa sobre o perfil do turista da Copa do Mundo

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O diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes ministrou concorrida palestra no 6º Salão do Turismo Roteiros do Brasil, na semana passada, em São Paulo. Ele apresentou os resultados de uma pesquisa realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas na África do Sul, durante a última Copa do Mundo de Futebol Fifa, jogada em 2010. A pesquisa, que é inédita, teve o objetivo de mapear o perfil do turista que viaja para assistir a um evento desta natureza e o potencial do Brasil em relação à Copa que sediará em 2014.

O estudo é dividido em várias partes e foram entrevistadas 4.835 pessoas de todos os continentes. É interessante observar alguns resultados do capítulo que trata especificamente da Copa de 2014 no Brasil. No geral, 92% dos entrevistados sabiam que a próxima Copa seria no Brasil. As cidades mais conhecidas são Rio de Janeiro (68%), São Paulo (44%), Brasília (25%) e Salvador (8%). Para a maioria (75%) o idioma português não é uma barreira. Entre as razões para se assistir a Copa no Brasil, os motivos de maior interesse são a própria Copa e o tema Futebol, com 42%; a Beleza / Diversidade Natural do País, com 20%; Conhecer / Visitar o País, com 18%; seguidos do Clima (5%); Povo (4%); Férias/Diversão (2%); entre outros. Já as razões que são apontadas como desmotivadoras são: Segurança / Criminalidade (22%); e Preço (4%), além de Razões Pessoais (21%), que se subdividem em cinco subitens.

Outro dado relevante do ponto de vista do potencial de crescimento para o turismo no Brasil é que dos entrevistados, 80% ainda não visitaram o país e que 70% acreditam que o fato de a Copa ser no Brasil influencia positivamente na decisão de ir à Copa.

Quanto à projeção de turistas em 2014 para a Copa no Brasil, as estimativas do estudo apontam para 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros. As cidades que deverão receber as maiores quantidades de turistas estrangeiros são: Rio de Janeiro (412.787); São Paulo (258.242); Brasília (206.588); Belo Horizonte (196.768); e Fortaleza (153.822).

“O país irá receber um evento desse porte e ter dados completos sobre as necessidades desse turista contribuirá para nossa preparação em atendimento”, disse Salles Lopes.

O executivo ressalta que os entrevistados estiveram em nove cidades sul africanas. Desse total, 2.204 eram da Europa (48%), seguido pelos das Américas (41%). “Surpreendemos-nos ao verificar que 87% dos viajantes daquela Copa pagaram suas viagens do próprio bolso. Somente 9% eram patrocinados”, comentou o diretor.

O estudo apontou que 36% dos turistas viajaram pelo gosto ao futebol, seguido pelos atrativos de aventura, sol e praia. A maior parcela era do sexo masculino (83%), solteiro (60%), tem ensino superior (86%),com idade entre 25 e 44 anos (70%) e uma renda média de R$ 23.500. “É um turista relativamente jovem, o que significa novas oportunidades para atraí-lo em outra ocasião. Ele será um verdadeiro propagandista do Brasil no exterior”, ressaltou o diretor.

A estada na África do Sul ficou em 17,6 dias, sendo que o meio de hospedagem escolhido foram os hotéis (69%). “Verificamos ainda que 10% preferem se hospedar em empreendimentos bed & breakfast. É uma grande oportunidade para o Brasil investir no empreendedorismo”, completou Salles Lopes.

Veja no anexo abaixo o arquivo com a pesquisa completa.

Mario Brizon e Leila Melo

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