Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

​Autoridades discutem infraestrutura turística de Canindé

Elber Batalha, secretário de Estado do turismo, esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 24 de maio, com representantes da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, onde foram discutidas medidas que irão incentivar ainda mais o desenvolvimento turístico da região de Xingó.

Durante o encontro, o secretário Elber Batalha disse que existem projetos para captação de recursos para o município de Canindé de São Francisco. “O Governo do Estado está nas tratativas numa operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e parte deste crédito será destinado para construção da orla de Canindé, mas para isso é necessário que a Chesf ceda a área para que o recurso seja liberado”, alertou. O secretário também agradeceu o empenho da Chesf na resolução dos pleitos para a cidade. “Quero dizer que essa nova gestão tem sido sensível aos nossos pleitos e tenho certeza que sairemos daqui satisfeitos”.

Esta é a segunda reunião do secretário de turismo com a nova gestão da Chesf na tentativa de mediar soluções em algumas questões do turismo de Canindé de São Francisco, a exemplo da manutenção do Museu de Arqueologia de Xingó (Max). A UFS solicitou que a Chesf faça a transferência da propriedade do museu para a universidade. “O Max não é apenas um atrativo turístico, é também um local de pesquisas e estudos. A UFS tem projetos de investimentos para o desenvolvimento dessa região e o Museu de Arqueologia de Xingó é um deles”, afirmou o diretor do Max, Albérico Nogueira Queiroz, informando ainda que em 2011 o museu recebeu mais de 30 mil visitantes.

Outra questão discutida durante a reunião foi a cessão de áreas pertencentes a Chesf para construção de empreendimentos hoteleiros em Canindé de São Francisco. Segundo Silvinha Oliveira, secretária de turismo do município, existem na prefeitura diversos projetos estruturantes para o desenvolvimento do turismo na cidade. “Mas sempre esbarramos nas questões legais pelo fato de que muitas áreas com potenciais turísticos pertencem a Chesf. Precisamos urgentemente dessas áreas. O desenvolvimento turístico de Canindé não pode parar”, disse. Já o empresário Mané Foguete, que participou da reunião, também espera que áreas sejam destinadas par construção de empreendimentos hoteleiros. “Canindé precisa urgentemente de mais hotéis e pousadas. Recebemos milhares de turistas e já estamos praticamente sem ter aonde acomodar tanta gente que vem pra cá”.

Por parte da Chesf, a diretoria informou que a transferência do Max para a UFS se dará até o fim de julho e José Pedro de Alcântara, diretor administrativo, disse também que existem projetos da companhia para serem implementados no município. “Estamos num processo de reconstrução da nossa marca na região. E como parte deste processo, pretendemos investir 10 milhões de reais em cinco anos em Xingó. Isso dará uma sobrevida ao desenvolvimento desta região e, seguindo esta linha, faremos a transferência de todos os bens do Max para a Universidade Federal de Sergipe”. O diretor também informou que o processo de cessão de áreas para construção de empreendimentos turísticos já está em andamento.

Lívia Maio

Receba nossas newsletters