Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

​Chegadas internacionais atingem recorde de 1,184 bi em 2015

Taleb Rifai

Taleb Rifai


A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou nesta segunda-feira, dia 18, que o número de viagens internacionais cresceu 4,4% em 2015. Um total de de 1,184 bilhão de pessoas em todo o mundo. O que representa 50 milhões de turistas a mais em comparação a 2014.

“O turismo internacional chegou a novas alturas em 2015. O desempenho robusto do setor contribuiu para o crescimento econômico e a criação de empregos em muitas partes do mundo. É, portanto, fundamental para os países promover políticas que promovam o crescimento contínuo do turismo, incluindo a facilitação de viagens, desenvolvimento de recursos humanos e sustentabilidade”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

A demanda foi forte no geral, embora com resultados distintos devido à excepcionalmente fortes flutuações cambiais, a queda dos preços do petróleo e de outras commodities que aumentaram a renda disponível nos países importadores.  “O ano de 2015 teve resultados influenciados pelas taxas de câmbio, preços do petróleo e as crises naturais e artificiais em muitas partes do mundo. À medida que o ambiente atual destaca de forma particular as questões de proteção e segurança, devemos lembrar que o desenvolvimento do turismo depende muito da nossa capacidade coletiva de promover uma viagem segura e transparente”, completa Taleb Rifai.

A este respeito, a OMT clama para que os governos incluam políticas de turismo em seu planejamento de segurança nacional. De acordo com ele, não só para garantir que a exposição do setor a ameaças seja minimizado. “Segurança e turismo  devem andar de mãos dadas”, alerta Rifai.

Os números do turismo no mundo –
A Europa, as Américas e a Ásia registraram um crescimento em torno de 5% em 2015. As chegadas para o Oriente Médio aumentaram 3%, enquanto na África, os dados limitados disponíveis, apontam para uma redução estimada de 3%, principalmente devido ao fraco resultado no norte do continente, que responde por mais de um terço das chegadas na região.

Receba nossas newsletters