Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Apenas três estados fecham agosto com saldo positivo em atividades turísticas, diz IBGE

Foto: MTur

O Rio de Janeiro está entre os três estados que cresceram em atividades turísticas no mês de agosto   Foto: MTur

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços de agosto e apenas três estados registraram crescimento no Turismo, em comparação ao mês de julho: Santa Catarina (2,4%), Rio de Janeiro (1,7) e Rio Grande do Sul (1,4%). Considerando que o índice só apura as atividades de 12 estados, os outros nove tiveram variação negativa: Espírito Santo (-8,7%), Distrito Federal (-7,2%), São Paulo (-6,7%), Paraná (-3,8%), Bahia (-3,5%), Pernambuco (-2,4%), Minas Gerais (-2,0%), Ceará (-1,5%) e Goiás (-1,1%).

Em comparação a agosto de 2015, nenhuma das unidades federativas apresentou resultado positivo . O Distrito Federal caiu 20,3%, Espírito Santo, 19,1%, Bahia, 18,1%, Minas Gerais, 15,4%, Ceará e Paraná, ambas 11,2%, Pernambuco, 6,9%, São Paulo, 6,5%, Goiás, 2,2%, Rio de Janeiro, 1,0%, Santa Catarina, 0,9%, e Rio Grande do Sul, 0,9%.

Para fazer o balanço do Turismo, o IBGE considera os números de serviços de alojamento e alimentação; serviços culturais, de recreação e lazer; locação de automóveis sem condutor; agências de viagens e operadores turísticas e transportes turísticos (transporte rodoviário de passageiros em linhas regulares intermunicipais, interestaduais e internacionais; trens turísticos, teleféricos e similares;
transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares; outros transportes aquaviários e transporte aéreo de passageiros).

A taxa da atividade turística, no geral, caiu 0,8% em relação a julho, que é um mês movimentado por conta das férias escolares. Mas o resultado segue a média dos outros setores do índice do Instituto (serviços prestados às famílias; informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transporte, serviços auxiliares dos transportes e correio, e outros serviços) que juntos tiveram queda de 1,6% em agosto.

Olimpíada – No caso do Rio, o crescimento é consequência da Olimpíada. O índice mostra que o volume da atividade turística aumentou 1,7% em agosto e 0,6% em julho, contra um recuo de 0,9% em junho. Em receita nominal (balanço entre receitas e despesas), o estado registrou o número ainda maior de 7,3%. A diferença entre volume e receita nominal, de acordo com o Instituto, mostra uma elevação acentuada dos preços oferecidos no Rio.

Para conferir a pesquisa na íntegra, acesse o site do IBGE.

Receba nossas newsletters