Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços / Turismo em Dados

Atividade turística cresce 5,1% em maio, revela IBGE

Atividade foi impulsionada pelos segmentos de locação e hotelaria

Atividade foi impulsionada pelos segmentos de locação e hotelaria

A atividade turística cresceu 5,1% em maio em comparação com o mesmo mês de 2018. O resultado foi impulsionado, principalmente, por empresas do segmento de locação de automóveis e de hotéis. O resultado de maio também representa uma alta de 1,6% em relação a abril, quando o percentual havia recuado 1,3%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços produzida pelo IBGE, que revelou ainda que dos 12 estados que fazem parte da pesquisa, 11 acompanharam a alta em maio. Os destaques ficaram por conta de para Ceará (7,5%), Bahia (5,1%), Minas Gerais (3,3%) Rio de Janeiro (2,1%) e São Paulo (2,1%). A exceção foi o Paraná (-1,2%).

ATIVIDADE TURÍSTICA BRASIL - MAIO

No acumulado do ano, as atividades turísticas cresceram 3,2% frente a igual período de 2018, impactadas, sobretudo, pelos ramos de hotéis, locação de automóveis e de serviços de catering. Por outro lado, o principal impacto negativo veio do segmento de transporte aéreo de passageiros (3,5%). Sete das 12 UFs pesquisadas também apresentaram taxas positivas, especialmente Ceará (9,9%) e São Paulo (8,6%), enquanto Distrito Federal (-6,2%) e Santa Catarina (-5,3%) foram responsáveis pelos principais percentuais de baixa.

Quanto ao volume geral de serviços no país, houve avanço de 4,8% em maio na comparação com o mesmo período do ano passado – taxa mais elevada desde fevereiro de 2014 (7,0%). Já o número consolidado dos últimos 12 meses teve o melhor resultado desde janeiro de 2015 (1,8%), ao passar de 0,4%, em abril, para 1,1%.

Receba nossas newsletters