Aviesp divulga comunicado para orientar viajantes sobre compra segura

A Aviesp divulgou um comunicado para alertar viajantes sobre os riscos das compras online e os benefícios da compra face to face com agentes de viagens capacitados. Segundo a associação, a compra realizada com agências facilita a avaliação do comprometimento, qualidade do atendimento e boas condições comerciais oferecidas. Além disso, o comunicado ainda dá dicas de informações sobre agências de viagem que devem ser checadas para garantir uma compra segura.

Confira o comunicado na íntegra:

Um pesadelo!

É assim que pode terminar a sua tão sonhada viagem de férias/formatura/lua de mel, caso a compra do seu pacote não seja efetivada diretamente com um agente de viagens idôneo e com muita experiência no mercado.

A experiência de uma viagem tem tudo para ser gratificante, desde que o comprador tenha a sensibilidade de aplicar a esta compra os mesmos mecanismos de segurança que aplica a consultas médicas (dificilmente o paciente se consulta com um profissional que nunca ouviu falar ou só conhece pela internet), e às compras em geral.

Os riscos e surpresas das compras online (internet) são enormes! ​Muitas vezes as compras on line podem trazer taxas e juros ​embutidas nos preços, criando a falsa imagem de ​que o consumidor está comprando com descontos ou em ​promoções.

​​Além disso, é ​um modelo de transação impessoal​, que distancia o comprador do vendedor. É muito mais fácil na venda face to face avaliar o comprometimento, ​ a qualidade no atendimento aos passageiros e ​as boas condições comerciais; aspectos indispensáveis quando o turista quer concretizar um sonho (e quem não quer?).

​O​ agente de viagens vende muito mais que um pacote: presta assessoria valiosa (rotas e conexões adequadas para os voos, documentos, vistos, vacinas), indica locais e passeios e está ao seu lado em qualquer dia ou horário.

Também em sua região, a Aviesp – Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo possui ​várias agências associadas. Por isso, orienta a todos a pesquisar e obter previamente informações sobre as agências de turismo que venham a utilizar.

Os consumidores devem verificar:

* se a agência possui o cadastro junto ao Ministério do Turismo, pois esse é obrigação legal de cada empresa do setor;

* se é associada a alguma entidade de classe como a Aviesp (que representa as agências de turismo por todo o Estado de SP), pois com essa informação é possível consultar a entidade para se ter mais referência sobre a empresa;

* se possui reclamações em canais próprios para isso, virtuais ou não, e quais são os índices de resolução de problemas apresentados quando existentes;

Com essa prévia análise o consumidor tem a oportunidade de conhecer sobre com quem realizará negócios, e se estará o fazendo com mais ou menos segurança!