Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Serviços / Turismo em Dados

Brasileiros estão entre os mais preocupados com a crise, diz pesquisa

Segundo levantamento especial realizado Kantar, entre os países pesquisados, o Brasil é o segundo mais preocupado com a pandemia do novo coronavírus, atrás somente da China, país onde teve início o surto de Covid-19. A maior preocupação do brasileiro está ligada, sobretudo, aos impactos econômicos.

De acordo com os dados, as saídas para a rua são cada vez mais raras e só acontecem em casos de necessidade extrema, como ir ao supermercado, bancos, farmácias (78%). Passeios comuns como shopping centers e parques deixaram de ser realidade para 71%, enquanto outros 68% deixaram de frequentar bares e restaurantes. Em compensação, os pedidos de delivery cresceram 7%.

Pesquisa mostra mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros

Pesquisa mostra mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros

A cesta de bens de consumo massivo (FMCG) também apresenta crescimento, sobretudo nas categorias de alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes) e produtos de limpeza (água sanitária, álcool). O mesmo cenário otimista é observado no consumo online, já que 15,3% dos consumidores optaram por comprar itens de cuidados pessoais por e-commerce das redes.

Desde o início da crise, as pessoas no Brasil já estavam preocupadas com a saúde financeira: 7 em cada 10 sentem que a situação exige maior proatividade em relação ao planejamento financeiro e segurança para o futuro.

A análise realizada através das ferramentas de Search & Social no Brasil mostra a evolução da preocupação entre janeiro e março: em janeiro falava-se tanto em China quanto em Brasil e nos perguntávamos se o vírus chegaria aqui; em fevereiro, a preocupação já é com o Brasil confirmando a chegada do vírus Covid-19; e em março, a preocupação é Brasil e o presidente.

Receba nossas newsletters