Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

CNC: economia deve retomar nível pré-pandemia no 1° trimestre de 2021

Brazil Flag Rj

O avanço neste trimestre, segundo a CNC, viabilizou a saída do País do chamado quadro de recessão técnica

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou um crescimento de 1,8% do PIB para o quatro trimestre deste ano e alta de 3,4% em 2021. O crescimento de 7,7% do PIB neste terceiro trimestre, no entanto, ficou aquém da projeção da CNC que era de 9%. De todo modo, a confederação projetou que a economia deve retomar o nível pré-pandemia no primeiro trimestre de 2021.

O avanço neste trimestre, segundo a CNC, viabilizou a saída do País do chamado quadro de recessão técnica. Nas projeções da entidade, em 2020 a economia deve encolher cerca de 4,3%, com o consumo das famílias e o comércio cedendo 4,5% e 5,2%, respectivamente. Para 2021, diante da perspectiva cada vez mais concreta de aplicação de vacinas contra a Covid-19 e a menor taxa básica de juros da história, a CNC projeta avanço de 3,4%.

“Mesmo crescendo abaixo do esperado, o resultado do PIB mostra que já iniciamos o caminho de retomada do crescimento da economia, após a crise sem precedentes do segundo trimestre. No entanto, essa reação exigirá muito esforço do governo e do setor privado, já que os efeitos da pandemia sobre a atividade econômica ainda deverão se fazer sentir nos próximos meses”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Receba nossas newsletters