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Serviços

CNC reduz expectativa de vendas para 2022

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

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A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de +1,2% para +0,9% a expectativa de variação do volume de vendas no comércio varejista para 2022, mesmo após os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de novembro de 2021, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontarem um crescimento de 0,6% no volume de vendas no varejo.

Segundo a CNC, o resultado não é suficiente para compensar a perda de 5% acumulada em agosto e setembro. “A rápida disseminação da variante Ômicron e a natural desaceleração das compras após as festas de fim de ano passaram a constituir um cenário desafiador para o setor no início de 2022”, observou o presidente da CNC, José Roberto Tadros, que avaliou ainda que o aumento da circulação de consumidores,, já não é o bastante para impulsionar as vendas.

Segundo os dados do IBGE, em novembro, o volume de vendas no varejo voltou a se situar acima do nível observado em fevereiro de 2020 (+1,2%). No entanto, com exceção das vendas em segmentos essenciais como supermercados (+0,9%), produtos farmacêuticos (+1,2%) e artigos de uso pessoal e doméstico (+2,2%), os demais ramos pesquisados revelaram contrações nas vendas, destacando-se as perdas apuradas nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (-2,3%), vestuário e acessórios (-1,9%) e combustíveis e lubrificantes (-1,4%).

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