Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Em 2012 Turismo rural teve crescimento de cerca de 90%

O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) debateu as oportunidades de negócio relacionadas ao Turismo rural no Brasil, no dia 28 de novembro. A reunião contou com a participação da presidente do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural (Idestur), Andreia Roque, e da consultora da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, Daniele Lima Gelbcke.

Em 2012 o segmento bateu recorde de negócios, com um crescimento de cerca de 90% em relação a 2011, alcançando um volume de mais de 6 milhões durante a 4ª rodada de negócios de Turismo rural, realizada no Encontro Comercial Braztoa. “O Turismo Rural no Brasil não é mais tendência de futuro e, sim, uma questão de mercado do presente”, afirmou Andreia Roque. Para ela, o profissionalismo dos empresários contribuiu para esse crescimento. “Um total de 44% desses empresários já atuam no segmento há mais de 10 anos e, entre outros fatores, eles perceberam que o turismo rural é um diferencial dentro das negociações de roteiro de viagem, é a cereja do bolo, o algo a mais” explicou.

A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, de Santa Catarina, é considerada uma das referências em Turismo rural no País pelo Ministério do Turismo. O objetivo da acolhida é promover o desenvolvimento local a partir do turismo, valorizando o modo de vida no campo e a agricultura familiar. A associação é formada por agricultores familiares que hospedam os visitantes em suas casas. “É gente que mora no campo, vive da propriedade e recebe o turista”, afirmou Daniele.

Filipe Cerolim

Receba nossas newsletters