Câmbio:

Idiomas:

Ex-nadadora do Zimbábue Kirsty Coventry assume presidência do COI

Foto de Rafael Torres

Rafael Torres

Publicado - 23/06/2025 - 19:00

esta 1 Ex-nadadora do Zimbábue Kirsty Coventry assume presidência do COI
Kirsty Coventry assume a presidência do COI (Freepik)

A ex-nadadora do Zimbábue Kirsty Coventry assumiu na segunda-feira (23) a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI) no lugar de Thomas Bach

Coventry, que inicia seu período de oito anos oficialmente na terça-feira (23) é a primeira mulher e a primeira africana a ser eleita chefe do órgão dirigente olímpico em março.

“Estou muito honrada por poder trilhar essa jornada com vocês. Mal posso esperar por tudo o que está por vir”, disse Coventry em seu discurso. “Sei que tenho a melhor equipe para apoiar a mim e ao nosso movimento nos próximos oito anos.”

Grande parte da discussão durante a campanha se concentrou na necessidade de mudança das estratégias de marketing do COI, já que vários dos principais patrocinadores olímpicos deixaram o órgão nos últimos 12 meses.

Com Los Angeles atingida por protestos contra operações que envolvem imigrantes e relações tensas entre autoridades estaduais e municipais e o governo dos EUA, os Jogos de 2028 se tornaram o principal ponto de discussão no movimento que normalmente se concentraria nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina no próximo ano.

Coventry tem laços de longa data com os Estados Unidos, que remontam à época em que era uma das principais nadadoras da Universidade de Auburn, no Alabama. Isso será útil antes de LA 2028, e ela disse que tentará se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, para discutir os Jogos.

Coventry também precisará encontrar tempo para ajudar a garantir as finanças no longo prazo do movimento. O COI, que gera bilhões de dólares em receitas a cada ano em acordos de patrocínio e transmissão para os Jogos Olímpicos, garantiu US$ 7,3 bilhões para 2025-28 e US$ 6,2 bilhões para 2029-2032. Mais contratos são esperados para ambos os períodos.