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Inflação e guerra: confiança do empresário do comércio recua no 1T22

comercio shopping serviços Rogério Cassimiro - MTUR

Todos os índices que compõem o Icec registraram variações negativas (Rogério Cassimiro/MTur)

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), encerra o primeiro trimestre de 2022 com queda acumulada de 1,12%. Em março, a confiança do comerciante recuou 1,3% em março, mantendo a tendência apresentada em fevereiro (-1,2%).

Segundo o levantamento, os efeitos da inflação persistente e a recente transmissão do aumento dos combustíveis a outros preços são elementos-chave que explicam a evolução da baixa confiança empresarial. A guerra na Ucrânia também é um fator de peso para o resultado.

“O conflito deve influenciar, juntamente com comportamento dos valores internos, o crescimento da inflação. Os preços, em geral, devem permanecer em alta, principalmente em virtude da escalada dos combustíveis e das commodities”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Todos os índices que compõem o Icec registraram variações negativas, com destaque para Condições Atuais, que recuou 1,6%, enquanto Expectativas e Intenção de Investimentos apresentaram retrações de 1,2% e 1,1%, respectivamente. O indicador, no entanto, manteve-se na zona de satisfação (acima dos 100 pontos), registrando 118 pontos.

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