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Locação de automóveis fatura R$14 bi em 2014; Turismo representa 45%

Célio Fonseca, diretor regional em Roraima, e Paulo Nemer, presidente do Conselho Nacional da Abla

Célio Fonseca, diretor regional em Roraima, e Paulo Nemer, presidente do Conselho Nacional da Abla


O setor brasileiro de locação de automóveis faturou R$14.728,52 bilhões em 2014, segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). No total do montante, o Turismo tem uma parcela significativa, com 45%.

No faturamento realizado por meio do Turismo (45%), as agências de viagens representaram 15%. Segundo Paulo Nemer, presidente do Conselho Nacional da Abla, esse número pode crescer. “Muitas agências não se preocupam com o aluguel de carros e a receita para agência com a locadora é muito melhor do que uma companhia aérea”, destacou.

Para Célio Fonseca, diretor regional em Roraima, as agências de viagens estão passando por uma transformação, com as concorrências do online e dos canais de vendas das companhias aéreas. Desta forma, há na locação de carro uma oportunidade. “Falta um pouco mais as nossas amigas, agências de viagens, abrirem o leque da comercialização, para enxergar  outros produtos. Eles devem perceber que o aluguel de carros é um excelente negócio e comissiona melhor do que a passagem aérea”, frisou.

Panorama geral – A Abla divulgou nesta quinta-feira (9) seu anuário 2015. A publicação apresenta os números de 2014 do setor. Segundo o levantamento, em 2014 a frota chegou a 773.222, com uma idade média de 18 meses, os números de locadoras eram de 5.624 e os postos de locação 6.987. No ano passado, o setor empregou 450.920 pessoas.

O número de usuários chegou a 25 milhões, sendo que 25% das pessoas utilizaram para negócios, 18% para lazer e 57% foram da terceirização. O levantamento divulgado não pode ser comprado com os dados de 2013, isso porque a Abla realizou uma nova metodologia que levou em conta dados de diversas entidades como: Denatran, Confederação Nacional do Transporte. 

Nathalia Marques

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