Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Serviços

Maceió investe em turismo inclusivo com cadeiras anfíbias

A Prefeitura de Maceió disponibiliza cadeiras anfíbias para que pessoas com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência possam aproveitar as praias do destino

A Prefeitura de Maceió disponibiliza cadeiras anfíbias para que pessoas com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência possam aproveitar as praias

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) da Prefeitura de Maceió disponibiliza, gratuitamente e durante todo o ano, para pessoas cadeirantes, com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, a cadeira anfíbia, adaptada para banhos de mar assistidos, com facilidade de deslocamento na areia e capacidade de flutuação na água.

A iniciativa faz parte de um projeto de inclusão da Prefeitura de Maceió voltado para este público, que contempla diversas atividades esportivas e de lazer gratuitas e acessíveis. O Praia Acessível acontece uma vez por mês na Praia de Pajuçara e atende, além de maceioenses, centenas de turistas. O banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias é o momento mais aguardado pelos participantes, que recebem apoio da equipe da Semtel e instituições parceiras durante o evento.

Neste ano, o projeto deve contemplar ainda mais pessoas com deficiência devido a uma parceria com o Banco Itaú, que garantirá mais cinco novos equipamentos à capital alagoana e já estão sendo utilizados por turistas. As aquisições são mais modernas e possuem um sistema de montagem que possibilita maior facilidade de transporte.

“A ideia é ampliar ainda mais essas ações, pois a Prefeitura de Maceió entende que a acessibilidade é fundamental para a inclusão social, o desenvolvimento do setor turístico e a competitividade do destino. Além do Projeto Praia Acessível e das cadeiras anfíbias, que garantem maior liberdade e melhores experiências para as pessoas com deficiência, temos um moderno parque hoteleiro capacitado e adaptado para receber este público, o que coloca a capital alagoana à frente de outros destinos concorrentes”, destacou o Gestor da Semtel, Jair Galvão.

Serviço

As cadeiras anfíbias possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e que a pessoa flutue no mar. Os equipamentos possuem ainda cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés. Para ter acesso, os interessados devem entrar em contato com a coordenação do projeto pelo número (82) 99102-4596, para consultar a disponibilidade e agendar a entrega.

O tempo de permanência com a cadeira é de sete dias. A equipe da Semtel leva o equipamento até a pessoa e busca após o período determinado. Na entrega, o técnico explica o funcionamento e, caso seja necessário, faz a demonstração no primeiro banho de mar assistido. O solicitante também pode transportar a cadeira para cidades circunvizinhas, mas a devolução deve ser realizada em Maceió, no mesmo dia e local acertado na entrega.

Receba nossas newsletters