Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

MTur divulga Planejamento Estratégico para o quadriênio 2012-2015

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou o Planejamento Estratégico para o quadriênio de 2012-2015 e o Plano de Ação para o exercício de 2012 no Diário Oficial da União. As iniciativas e ações, indicadores de desempenho e metas foram estruturados de acordo com o Plano Plurianual da União (PPA). O documento registra, como visão da pasta, “posicionar o Brasil como uma das três maiores economias turísticas do mundo até 2022”. Atualmente, o país está posicionado na sexta colocação.

Coordenado pela Secretaria-Executiva do MTur, o Planejamento Estratégico define metas e indicadores de desempenho com foco no desenvolvimento do turismo sustentável brasileiro. A missão inclui a geração de emprego e renda, tendo a preocupação com a inclusão social, redução das desigualdades regionais e preservação do meio ambiente.

“Desenvolvemos uma ferramenta de monitoramento que permite acompanhar o desempenho de cada uma das áreas estratégicas do ministério. Trata-se de uma metodologia fundamental para a profissionalização da gestão da política pública”, explica o secretário-executivo do MTur, Vadir Simão.

O Plano de Ação de 2012 tem como meta a ampliação da participação do turismo na economia brasileira. A execução das iniciativas e ações será avaliada mensalmente pela Secretaria-Executiva por meio de um sistema eletrônico de monitoramento. “Queremos garantir a aplicação de recursos públicos com eficiência e transparência, promovendo soluções integradas de tecnologia e comunicação”, afirma o ministro Gastão Vieira.

O debate sobre o planejamento estratégico teve início em dezembro de 2011, no evento FuTURo – Cuidando do Turismo do Brasil, que reuniu servidores do ministério e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Na ocasião foram distribuídos questionários para os participantes colaborarem na elaboração do documento. Os valores organizacionais escolhidos pelos próprios servidores foram: ética, respeito, transparência, comprometimento e trabalho em equipe.

 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Receba nossas newsletters