Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

MTur prorroga prazo para conclusão de dois cursos

Estudar, aprender, capacitação, computador, curso, laptop, online

O Ministério do Turismo prorrogou em um mês o prazo para conclusão de dois cursos online oferecidos de forma gratuita a profissionais do setor de turismo: o de Gestor de Turismo (CGT), que busca qualificar gestores públicos e privados de qualquer atividade relacionada ao turismo; e o de Atendimento ao Turista (Brasil Braços Abertos – BBA), voltado à qualificação nos serviços de atendimento.

Juntas, as duas capacitações contam com mais de 42 mil inscritos entre 2019 e 2020. E, agora, os matriculados terão até o dia 1º de fevereiro para concluírem todas as etapas do processo de qualificação.\

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, reforça a importância da capacitação no setor. “A qualificação é um diferencial de competitividade e proporciona os melhores resultados nas carreiras profissionais, além de contribuir para que possamos fortalecer o turismo, aperfeiçoando as políticas públicas e oferecendo um atendimento mais qualificado aos turistas”, ressaltou o secretário.

CURSO GESTOR DE TURISMO

Desde 2019, o curso recebeu a inscrição de 24.526 pessoas, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A capacitação possui carga horária de 50 horas, dividida em 35 unidades. Para receber o certificado de conclusão, produzido em parceria com a Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB), o aluno precisa alcançar a nota de 429 pontos.

A formação em Gestor de Turismo tem como público-alvo brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos, em especial gestores das políticas públicas do turismo que atuam no desenvolvimento do setor. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de políticas públicas de turismo locais que incentivem o empreendedorismo e alavanquem o turismo nestes destinos, além da melhoria da hospitalidade entre turistas e residentes.

Durante o curso são abordados temas como planejamento, elaboração de projetos, legislação sobre turismo e contratações, programas e ações do MTur. A programação conta com videoaulas e atividades de verificação de conteúdo (perguntas e respostas).

CURSO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

Desde o ano passado, 17.647 pessoas se inscreveram no curso, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Possui um total de 80 horas-aula, divididas em 76 unidades. Ao final do curso, o aluno deve atingir uma nota de 696 pontos para emitir o certificado chancelado pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

O objetivo é capacitar tanto profissionais que já atuam no atendimento ao turista, independente do perfil de ocupação, quanto cidadãos que desejam ampliar conhecimentos e prestar um atendimento mais qualificado aos viajantes.

A programação inclui temas como noções de inglês, ética, marketing e sustentabilidade. Para melhor assimilação, os conteúdos são transmitidos por meio de videoaulas e jogos educativos. Também são realizados pequenos testes ao final das unidades para aferição de conteúdo pelos alunos.

Receba nossas newsletters