O overtourism já é uma realidade cada vez mais presente. A cada dia novas notícias são veiculadas com ações de governos e até de moradores de diversas partes do mundo, que decidiram partir para o embate com visitantes. E isso, na visão da CEO da Bumblebee Communications, Paula Menna Barreto Hall, pode ser uma oportunidade para a América Latina.
“O overtourism tem se tornado um desafio real na Europa e em outras regiões do mundo, soma-se a isso a valorização crescente do dólar e do euro. Esses aspectos nos levam a acreditar que a América Latina possui um enorme potencial para atrair cada vez mais visitantes internacionais. Além de suas paisagens deslumbrantes, a região oferece atrações incríveis e uma riqueza cultural fenomenal que merece ser explorada”, avalia a executiva.
Na visão de Paula, é muito importante que os destinos latino-americanos aproveitem o momento e invistam em se aproximar de mercados que possam contribuir significativamente com o desenvolvimento de suas economias. “Este é o momento ideal para o Brasil intensificar seus esforços na cooperação com o gigantesco mercado americano, na promoção internacional de seus principais atrativos e atrair mais turistas estrangeiros”, ressalta.
Mercado norte-americano
No sentido inverso, apesar da alta do dólar, a CEO acredita que os brasileiros não deixarão de visitar os EUA. “Historicamente, os Estados Unidos sempre foram muito eficazes na promoção de seus principais destinos turísticos internacionalmente. Embora a questão da moeda possa ser um obstáculo, as operadoras e agências de viagem brasileiras têm buscado diversas soluções para facilitar as viagens dos passageiros em busca de seus destinos dos sonhos”, salienta.
Ela lembra que os latino-americanos são visitantes muito importantes para todos os destinos do mundo. Tanto o mercado americano-canadense quanto asiático, entre outros, têm estratégias específicas para esse público.
“Quando se trata de mercados internacionais sabemos que os latino-americanos gostam muito dos Estados Unidos, é muito comum ouvir histórias de pessoas que já vieram para cá dezenas de vezes e nem sequer pensaram em conhecer outros países. Com novas gerações, exploradoras e aventureiras, e os avanços tecnológicos, a barreira do idioma tende a diminuir, o que é positivo para a experiência tanto de americanos e turistas internacionais no Brasil, por exemplo, quanto dos turistas latino-americanos nos Estados Unidos”, prevê.
Estratégias de divulgação
Expert no assunto, com contribuições significativas no Brasil e América Latina para grandes marcas internacionais como ONU, Disney e CVC Corp, a CEO da Bumblebee ressalta que diversas pesquisas indicam que as diferentes gerações têm comportamentos distintos ao planejar suas viagens e isso deve ser levado em consideração no desenvolvimento de qualquer estratégia de comunicação e marketing.
“Enquanto ter perfis bem gerenciados nas redes sociais e investir em marketing são importantes nas estratégias, o poder do boca-a-boca permanecerá como uma forma eficaz de promoção de destinos turísticos”, afirma.
Paula garante ainda que a tecnologia continuará a desempenhar um papel cada vez mais importante, com o uso de Inteligência Artificial para otimização de tarefas, personalização de ofertas e experiências de realidade aumentada para pré-visualização de destinos, por exemplo. “Acreditamos que a capacidade de adaptação às novas ferramentas tecnológicas e a compreensão das mudanças no comportamento das pessoas, dos consumidores, serão fundamentais para o sucesso no futuro em todas as indústrias”, finaliza.