Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Parques e Atrações / Serviços

SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund celebra novos projetos no Brasil

Gremar (21)

O Gremar trabalha no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, atividades de educação ambiental e atendimento a emergências ambientais com fauna

Dando continuidade aos esforços de ampliar a preservação de espécies e habitats no mundo todo, o SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund conclui mais uma etapa de doação para organizações brasileiras que compartilham dos mesmos propósitos. As doações fazem parte do programa “Curtir & Preservar”, que foi criado exclusivamente para dar suporte diretamente aos projetos brasileiros de preservação da vida selvagem.

Ipram5

O Ipram presta atendimento aos pinguins-de-Magalhães que encalham no litoral capixaba

Em junho, três organizações puderam dar sequência a seus projetos graças ao recebimento do recurso do Curtir & Preservar. Com projetos muito bem elaborados e aprofundados em cada um de seus segmentos, o Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna, em Guarujá–SP, o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), em Cariacica–ES; e a Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA), em Manaus–AM.

No Gremar, o recurso chegou em um bom momento, já que na primeira semana de junho foi celebrado a Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos e a instituição preparou uma exposição inédita e itinerante, “Gremar pelos Oceanos”. Além da mostra, a ocasião foi marcada pelo “Xô Bituca”, com a montagem de uma escultura com as bitucas recolhidas; e ainda jogos educativos e exposições temáticas.

No IPRAM, a maior parte do recurso recebido está sendo utilizada para uma reforma importante no recinto para aves voadoras. Neste novo projeto, a área de 35 metros quadrados está sendo transformada em quatro novos recintos com tamanho ideal para reabilitação das aves aquáticas mais recebidas pelo IPRAM, como trinta-réis, fragatas, gaivotas, garças e atobás, por exemplo. Estas reformas certamente melhorarão e muito o bem-estar dos animais, diminuindo a possibilidade de doenças secundárias devido ao período em cativeiro.

Peixe boi e reintroduzido a natureza no lago do Trapinho localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentavel Piagacu-Purus, municipio de Anori. Ao todo foram 12 animais devolvidos a natureza, reabilitados pelo Projeto Mamiferos Aquaticos da Amazonia em parceria com a AMPA (Associacao Amigos do Peixe Boi) e Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia). Apos a soltura os animais sao monitorados por telemetria pelos pesquisadores com apoio dos proprios ribeirinhos que antes cacavam o animal e hoje ajudam na conservacao da especie. O peixe boi e um dos animais mais ameaçados de extincao da Amazonia pois tem o homem como seu grande predador. REUTERS/Bruno Kelly.

A Ampa tem por objetivo promover atividades de proteção, conservação, pesquisa, e manejo do peixe-boi da Amazônia e dos outros mamíferos aquáticos

Na AMPA, o investimento está sendo destinado para reforço do já existente Programa de Reintrodução dos Peixes-Bois da Amazônia. Por conta da caça ilegal e captura acidental em redes de pesca, filhotes órfãos de peixe-boi da Amazônia são resgatados e reabilitados para posterior reintrodução na natureza. O retorno desses animais é feito com forte envolvimento das comunidades ribeirinhas no processo de proteção e monitoramento, aliado a coleta de informações ecológicas e sensibilização ambiental feita pelo AMPA.

Receba nossas newsletters