Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Trekkers fazem a travessia da Ponta da Joatinga, em Paraty-RJ

Na cidade de Paraty, estado do Rio de Janeiro, fica um dos mais conhecidos percursos de trekking do Brasil, a Travessia da Joatinga. Com trilhas situadas na área de proteção ambiental do Cairuçu e na Reserva Ecológica da Joatinga, a travessia começa de Paraty Mirin rumo ao saco do Mamanguá.

Percorrendo a margem oeste, a travessia é feita de barco até a cachoeira do Rio Grande, onde o percurso segue pela margem leste, passando pelo Pico do Pão de Açúcar. Na sequência, a partir da praia do Engenho, há uma trilha tradicional, que cruza a Ponta da Cajaíba e todas as suas praias, o que proporciona uma ótima oportunidade para conhecer a praia da Sumaca e o farol da Joatinga. A parte mais difícil da travessia fica por conta da subida de Ponta Negra, e o percurso se encerra na Vila do Oratório.

Uma viagem que deve ser apreciada com tempo, é de contato extremo e direto com a a natureza, por praias paradisíacas, cachoeiras, morros, e passaigens de tirar o fôlego, principalmente em cima do Pico do Pão de Açúcar, de onde é possível ter uma visão geral da baía de Paraty, assim como a Ilha Grande. O visual no Farol da Joatinga é igualmente fascinante.

Há outra maneiras de se chegar a este lugares, uma outra opção é ir de barco a partir de Paraty, de onde embarcações saem regularmente para o Pouso da Cajaíba, praia do Engenho ou qualquer outra praia, tudo depende do quanto se quer caminhar e o roteiro a se seguir.

Em Mamanguá existem algumas pousadas, mas no restante da travessia não, em algumas praias é possível alugar uma suíte e dependendo da praia até uma casa, como é o caso no Pouso da Cajaíba, que também conta com um agito noturno, principalmente nos feriados, períodos em que a praia fica lotada.

As praias ficam bem perto uma das outras, por isso é possível desfrutar de várias delas. A partir da praia do Pouso também é possível fazer a trilha para Martins de Sá e para o Farol da Joatinga, e ambas atividades valem muito a pena.

Essa travessia gerou um programa piloto de trekking para web, o Ecotrekker, com 15 episódios, disponíveis para visualização no Canal EcotrekkerTV no youtube.

Receba nossas newsletters