Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Vai e Vem

Inclusão e Sustentabilidade: primeira presidente mulher da Abear fala sobre o futuro do setor

Jurema Monteiro Credito Gabinete Felipe Carreras 1 scaled Inclusão e Sustentabilidade: primeira presidente mulher da Abear fala sobre o futuro do setor

Transição harmoniosa, diálogo com toda a sociedade, sustentabilidade no topo das prioridades e diversidade: conheça as pautas que a nova presidente da Abear irá defender em sua gestão (Gabinete Felipe Carreras)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) tem uma nova presidente. Trata-se de Jurema Monteiro, que assumiu o cargo no começo deste mês como a primeira presidente mulher da associação. Pouco mais de 20 dias após assumir o mais alto cargo da principal associação do setor de aviação, Jurema Monteiro conversou com o M&E sobre este momento especial em sua carreira, sobre o futuro da aviação e os desafios e metas da nova gestão.

“Satisfeita e honrada”

Satisfeita e honrada – é assim que Jurema se define após ser a primeira mulher a assumir a presidência da Abear, após a saída de Eduardo Sanovicz, que ocupava o cargo desde 2011, quando a entidade foi fundada. Sanovicz passa a integrar o Conselho Deliberativo da Abear, na posição de presidente e Jurema, que desde 2015 atuava na entidade como diretora de Relações Institucionais tem a missão agora de ser a primeira mulher preta a comandar a Abear.

“Este processo foi todo sendo construído com o Eduardo e trabalhar há mais de 7 anos na Abear, conhecendo esta agenda e os profissionais da nossa associação facilita a continuidade do trabalho que a entidade tem feito neste últimos 11 anos. Eduardo construiu uma nova associação que permitiu o setor a organizar informações, construir uma agenda e estreitar um relacionamento com o trade. A minha missão agora é dar sequência no excelente trabalho e inovar naquilo que é necessário”, afirmou a nova presidente.

“A minha missão agora é dar sequência no excelente trabalho e inovar naquilo que é necessário” – Jurema Monteiro, atual presidente da Abear.

Também em entrevista exclusiva o M&E, Sanovicz revelou com animação e confiança que novo momento da Abear estava sintonizado com o País que “queremos para a próxima década e o que queremos para o setor de aviação nos próximos anos”, tendo como sua representante máxima uma mulher preta.

Há um tempo temos visto mudanças – mesmo que ainda lentas e desiguais – nos grandes cargos de destaque e liderança. No início do ano de 2023, o atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Daniela Carneiro para presidir a pasta do Ministério do Turismo – tornando a profissional um dos principais ícones do setor.

Para Jurema, de fato, a agenda do País e do mundo deve passar pela discussão da diversidade, inclusão e ser uma mulher preta assumindo uma posição de um setor comandado majoritariamente por homens é algo positivo. “Fico feliz de ser esta referencia”, celebrou a executiva.

Sustentabilidade será prioridade da Abear

Jurema Monteiro Credito Vinicius Loures Camara dos Deputados 1 scaled e1685129098703 Inclusão e Sustentabilidade: primeira presidente mulher da Abear fala sobre o futuro do setor

Pauta sustentável ganha força na nova gestão (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Um outro ponto que ganha relevância na atual gestão da Abear é agenda da sustentabilidade. “É um chamado do mundo”, afirmou Jurema, que garantiu que sob seu comando, a entidade se preocupará com assuntos relacionados a sustentabilidade e isto estará no topo de suas prioridades, juntamente com defesa das pautas tributárias, política de aviação regional e retomada das condições de custo.

“Acho que o principal desafio dessa gestão é manter o crescimento do setor aéreo – que foi duramente impactado durante a pandemia. A nossa agenda será voltada para retomar um crescimento sustentável – queremos recuperar as condições de custo que o setor já teve, trabalhar a pauta tributária e olhar para o futuro com uma política para a aviação regional e principalmente, debater e implantar ações voltas à sustentabilidade do setor”, explicou Jurema.

“Nosso interesse é democratizar o acesso ao transporte aéreo” – Jurema Monteiro, atual presidente da Abear.

Buscar medidas efetivas na operação é a grande meta deste ano. “Essa é uma medida importante para o setor, porque permite mais previsibilidade no caixa e é de interesse das empresa. Além dos nosso associados, temos mantido um bom dialogo com a nova gestão do governo federal – nossa atuação é próxima a pasta de Portos e Aeroportos, bem como o Ministério do Turismo e a Embratur e estamos trabalhando em conjunto, no dia a dia, para solucionar os problemas do setor e para criar políticas que incentivem a promoção do turismo. Nosso interesse é democratizar o acesso ao transporte aéreo”, completou.

Metas e desafios da nova gestão

passageiro aeroporto felipe menezes inframerica Inclusão e Sustentabilidade: primeira presidente mulher da Abear fala sobre o futuro do setor

Preços praticados pelas companhias aéreas no que compete as passagens nada mais é do que o reflexo do nosso dia a dia e consequências da pandemia (Divulgação/Inframerica)

Há democratização da aviação com o valor das passagens aéreas? De acordo com a presidente, os preços praticados pelas companhias aéreas no que compete as passagens aéreas nada mais é do que o reflexo do nosso dia a dia e consequências da pandemia. “O desafio é para toda a economia do Brasil. O custo de vida está mais caro. Os custos subiram e as empresas do setor tem buscado eficiência para oferecer preços mais competitivos – como por exemplo antecipar e aumentar números de promoções para aquele consumidor que pode comprar com antecedência”, afirmou.

“Mas é importante trazer cada vez mais informações – ainda mais os veículos do setor – para que a gente, como população e também como profissional do turismo, entenda que o Brasil tem uma tarifa média de passagens aéreas bem competitiva, ainda mais quando levamos em conta a qualidade das nossas operações. Ainda somos competitivos em relação a outros Países”, explicou Monteiro.

Abear quer ser canal de diálogo para todo o setor e sociedade

Esta comunicação com população e indústria também é prioridade da gestão e está entre um dos grandes desafios da entidade. Queremos criar diálogos para encontrar medidas estruturantes do desenvolvimento do Brasil – se a aviação se desenvolve, outros setores se desenvolvem.

A Abear tem um trabalho reconhecido pela sociedade e pelas nossas associadas e o que eu quero é dar continuidade, contando com o time que já temos aqui e que querem contribuir para uma transição harmoniosa. Minha meta é que a Abear sirva de canal de diálogo para todo o setor e toda a sociedade. É hora de olhar e ver o que é preciso inovar”, complementou.

“Sigo contando com o valioso trabalho que vocês já fazem com o nosso setor, ajudando a dar voz às informações para o setor aéreo”, finalizou Jurema.

Quem é Jurema Monteiro?

Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Comunicação pela ESPM e mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB), Jurema já atuou nas áreas de comunicação e marketing em agências de viagens e operadores de turismo. No setor público, atuou na Embratur e no Ministério do Turismo, em projetos que conectam políticas públicas e a iniciativa privada, com foco na promoção e comercialização de destinos turísticos.

Em seu LinkedIN, Jurema descreve seu trabalho na Abear como uma “oportunidade de aprimorar minhas competências para construção de relacionamento com profissionais das esferas pública e privada, desenvolver análises de cenários políticos, e defender o setor aéreo junto aos Poderes Executivo e Legislativo”.

Receba nossas newsletters