Com os feriados da Proclamação da República, em 15 de novembro, e do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, as buscas por passagens rodoviárias aumentaram cerca de 30% nos primeiros 12 dias do mês, em comparação com outubro, segundo a plataforma BuscaOnibus. Integrando informações de mais de 250 empresas de viagens, a plataforma registrou picos de pesquisa nos dias 4 e 11 de novembro, números superados apenas pela última temporada de verão.
Entre os destinos mais procurados, destacam-se Foz do Iguaçu (91,42%), Rio de Janeiro (81,79%) e Florianópolis (51,12%), seguidos por Curitiba (43,61%) e São Paulo (41,05%). Segundo José Almeida, CEO do BuscaOnibus, o crescimento revela uma “demanda reprimida” desde o último feriado prolongado, em maio, e indica otimismo para o final do ano. “O mês de outubro, mesmo sem feriados nacionais como temos agora, já havia registrado uma relevante expansão de 30%, em comparação com setembro. Os dados de novembro mostram que o setor rodoviário pode ficar otimista com a proximidade do final do ano e do verão, que promete ser bastante movimentado”, destaca o CEO.
Além de destacar o aumento das buscas em outubro, que já havia registrado crescimento de 30% em relação a setembro, o levantamento mostra que os destinos turísticos do Sul e Sudeste se consolidam como favoritos nesta época. O pico desta pesquisa coincide com a definição dos times finalistas da Taça Libertadores da América, que será decidida por Botafogo e Atlético Mineiro no dia 30 de novembro na capital argentina.
Entre os destinos que apresentaram maior aumento de pesquisas no período estão:
- Buenos Aires: +391.54%
- Foz do Iguaçu: +91.42%
- Rio de Janeiro: +81.79%
- Florianópolis: +51.12%
- Curitiba: +43.61%
- São Paulo: +41.05%
- Belo Horizonte: +39.58%
- Porto Alegre: +30.52%
- Campinas: +24.39%
- Ribeirão Preto: +15.14%