Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Reflexão

Qualidade na fonte

“Não é preciso definir esta instituição, iniciada por um moço, aceita e completada por moços, a Academia nasce com a alma nova, naturalmente ambiciosa”. Esse é um pequeno fragmento do discurso de Machado de Assis, proferido na ocasião da sessão inaugural da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 20 de julho de 1897. Academia esta, mais conhecida de todas, que tem o nobre objetivo do cultivo da Língua e da literatura nacionais.

Nosso setor, assim como muitos outros, possui também uma Academia que compartilha da mesma ambição da ABL, reunindo lideranças de diversos setores para seu desenvolvimento sustentável. Refiro-me à Academia Brasileira de Eventos e Turismo (ABEVT), inaugurada há dez anos, em fevereiro de 2006.

Se Machado de Assis se apegou à idade em seu discurso centenário, ao dizer: “se não sou o mais velho dos nossos colegas, estou entre os mais velhos. É simbólico da parte de uma instituição que conta viver, confiar da idade funções que mais de um espírito eminente exerceria melhor”, é na própria juventude que a ABEVT se inspira, de olho em todas as potenciais mudanças pelas quais o setor aspira. Afinal, há muito trabalho para fazer.

Reunindo acadêmicos de diversos setores, como hotelaria, eventos, aviação, espaço de eventos e muito mais, a ABEVT, hoje, possui um forte viés educacional e de formação, voltando seus esforços para  uma certificação nacional e internacional de qualidade. Exemplo disso, em 2015 foi formada a primeira turma do Projeto Educacional no qual, em contato com as principais faculdades do setor, foi oferecido um plano de estudos e aulas para alunos universitários, além de intercâmbios internacionais em promotoras de eventos. O ponto é promover a integração entre as universidades e o mercado. É trabalhar para termos qualidade na fonte.

Os resultados colhidos e objetivados pela ABEVT são essenciais, incorporando-a como um espaço de pesquisa, de qualificação e de trabalho, com a união das mentes das principais lideranças e experts do setor, zelando pelo crescimento da área de eventos e turismo.

Recentemente, fui aceito por unanimidade para ocupar a cadeira de número 22, ocupada até então por Lemos Britto, falecido em maio do último ano. Lemos Britto foi  pioneiro como o primeiro produtor independente do país e fundador da Lemos Britto Multimídia, Congressos, Feiras e Eventos. Presidida por Sergio Pasqualin, a Academia conta com mais 40 membros. Conheça todos no site www.academiaeventosturismo.org.br.

Em São Paulo, a capital dos negócios e eventos, que tem como vocação gerar encontros, grandes e pequenos, com uma pluralidade que vai do MICE ao lazer, lar de grandes instituições de ensino e de empresas multinacionais, a atuação dos acadêmicos se faz ainda mais importante.

E há muito mais. Academia Brasileira de  Economia, Academia Brasileira de Marketing, Academia Brasileira de Ciências, entre outras, nas quais profissionais de renome se dedicam incondicionalmente para o desenvolvimento de cada setor. Finalizo, da honra de poder fazer parte desse trabalho, com as mesmas palavras de Machado de Assis: “Agora que vos agradeço a escolha, digo-vos que buscarei na medida do possível corresponder à vossa confiança”.

Receba nossas newsletters