Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Redação ME

Grata surpresa: cultura, gastronomia e experiências no coração de Pernambuco

Pôr do sol no Mirante Serra Negra,em Bezerros-PE

Pôr do sol no Mirante Serra Negra,em Bezerros-PE

“Muito além das praias”. “No sertão nordestino”. “No coração do estado”. Todas estas frases feitas e breves definições não são suficientes para se descrever a grata surpresa que se tem ao conhecer as possibilidades apresentadas pelo turismo rural do estado de Pernambuco.

Cachoeira Paraíso, em Bonito-PE

Cachoeira Paraíso, em Bonito-PE

Em um roteiro que passa por zona da mata, agreste e sertão nordestino é possível ver de tudo que natureza pode oferecer. Desde o contato com animais e com a pacata vida do campo, até a adrenalina de um rapel em cachoeira e um percurso de um tirolesa. Entre estes universos é possível conhecer traços da cultura, como dança e o folclore popular, provar a fantástica gastronomia pernambucana e até mesmo, acredite se quiser, passar frio. Isso mesmo! O clima serrano, também é uma das diversas facetas do coração do nordeste.

IMG_5106

Forró do pôr-do-sol, em Bezerros-PE

Para os apaixonados por animais, assim como eu, impressiona tanto a proximidade, quanto o contato latente da fauna com o ser humano. Cachorros domando boiadas, búfalos, saguis, coelhos, sapos, rãs, araras, pavões e outros pássaros raros. E como estamos falando do rural, insetos também estão presentes, mas nada que um repelente não resolva. Na gastronomia é possível provar desde iguarias, como carne de búfalo, a pratos típicos nordestinos, como feijão branco, mandioca e tapioca, além de deliciosas sobremesas. Tudo com o toque caseiro do ambiente rural. Quem adora comer, não passa vontade em nenhum momento. Já para quem se preocupa com o peso este é um problema, pois resistir é difícil.

Criação de Búfalos, no Engenho Cachoeira, nos arredores de Recife

Criação de Búfalos, no Engenho Cachoeira, nos arredores de Recife

Mas uma das coisas que mais impressiona, entre as muitas deste universo surpreendente, é a estrutura preparada para o turista, que inclui hospedagem, recursos e a personalização do atendimento. Em lugares onde o sinal de celular é inexistente, é possível permanecer online por meio da conexão WiFi, presente em todas as propriedades, ainda quem em alguns casos somente me áreas comuns.

Quartos que vão do rústico ao sofisticado são atrações a parte, com vistas maravilhosas, que fazem da televisão, também presente, um luxo desnecessário. Spa, trilhas, cachoeiras, piscinas aquecidas e piscinas naturais são mais algumas das atrações oferecidas pelo roteiro.

Cartola - Sobremesa clássica de Pernambuco com banana, canela e queijo coalho

Cartola – Sobremesa clássica de Pernambuco com banana, canela e queijo coalho

Ser chamado pelo nome e ter um atendimento personalizado não são surpresas nem raridades por que opta pelo turismo rural.

Por fim, junte a hospitalidade do nordestino ao prazer do sertanejo em receber visitantes. O resultado é uma experiência inesquecível, cheia de cores, descobertas, histórias, encantamento, paz de espírito e claro, vontade de voltar.

A convite da Empetur e da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado de Pernambuco, o M&E visitou diversas propriedades que fazem parte da rota do turismo rural no estado. O resultado você vê aqui.

 

Receba nossas newsletters