Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aviação doméstica tem alta de oferta e demanda no 1° semestre

top-passenger-airplane-wallpapers-for-windows-phoneampdesktop-airplanes-background-wallpaper-wallpapers-hd-desktop-free-aircraft-download-for-ipad-posters-pack-windows-7

Ao todo, 44,5 milhões de viagens foram realizadas no 1° semestre

No mesmo dia em que comemorou a retomada da marca de 100 milhões de passageiros transportados em um ano, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) informou as estatísticas operacionais do 1° semestre. A aviação doméstica registrou alta de 4,27% de demanda na primeira metade de 2018. A oferta obteve expansão semelhante: 4,31%. Já a taxa de ocupação ficou em 80,28%. Ao todo, 44,5 milhões de viagens foram realizadas.

Com relação ao mercado internacional, em apenas seis meses, houve uma alta da demanda internacional da ordem de 15,80%, evolução um pouco inferior à expansão da oferta de 19,35%. O fator de aproveitamento de 82,60% de junho fica 2,54 pontos percentuais abaixo do que se registrava há um ano. Somam pouco mais de 4,5 milhões os passageiros internacionais transportados no semestre pelas aéreas ABEAR.

JUNHO

Em relação às estatísticas mensais mais recentes, a demanda por viagens aéreas domésticas no Brasil em junho, na comparação com o mesmo mês de 2017, teve crescimento de 5,19%. A oferta, por sua vez, viu ampliação de 8,20% na mesma base de comparação. Também ante o ano anterior, o alargamento da oferta em ritmo maior do que a procura levou a uma baixa de 2,23 pontos percentuais na taxa de ocupação, que foi a 78,01%.

Em nota, a Abear informa que “por trás da piora do indicador, que pela segunda vez fica abaixo de 80% em um ano, podem estar ainda reflexos dos momentos finais da greve de caminhoneiros e da pane no sistema de radares do controle de tráfego aéreo de SP, o que afetou as companhias e, por consequência, o atendimento”. Ao todo, foram transportados 7,1 milhões de passageiros nos voos domésticos em junho, alta de 3,66%.

Receba nossas newsletters