Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

EUA aprovam e companhias ganharão mais uma concorrente: a Norwegian UK

Aérea havia sido autorizada a operar nos Estados Unidos em decisão do Departamento de Transito americano, no início de dezembro (Foto: Divulgação)

Pedido feito em 2015 só teve aprovação agora

Após diversas tentativas, parece que o Departamento de Transporte dos EUA cedeu à pressão ao garantir um Certificado de Operador Aéreo (AOC, em inglês) provisório à estrangeira Norwegian UK. Em nota, o governo norte-americano afirmou que não tem bases sólidas para negar o pedido feito pela companhia lá em 2015. Com isso, passados mais de 18 meses, a Norwegian ampliará seu leque de participação no mercado norte-americano, já que passará a voar também pelas asas da irmã britânica.

O pedido encontrou grandes opositores das principais companhias locais e de seus sindicatos, incluindo até a Air Line Pilots Association (ALPA). Porém, a decisão anunciada no fim da última semana demonstra que a Norwegian se encontra financeiramente e operacionalmente pronta para realizar os serviços autorizados. Em nota, o DOT disse que os argumentos dos opositores eram os mesmos feitos contra a Norwegian Air International (NAI), braço da Norwegian com base na Irlanda que demorou quase três anos para poder voar aos Estados Unidos.

O governo britânico afirmou que apoia totalmente a investida da Norwegian UK no mercado norte-americano. A Comissão Europeia, por sua vez, já tinha questionado o DOT pela demora ao garantir as operações da Norwegian. O departamento, por sua vez, afirmou que considerou e rejeitou todos os argumentos contrários ao pedido. “Nós não vemos nada de errado para chegarmos a uma conclusão diferente por aqui”.

Receba nossas newsletters