Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Qatar Airways corta voos e culpa Airbus por falta de aeronaves; veja rotas afetadas

qatar-airways-fleet

As regiões afetadas incluem ainda três cidades nos Estados Unido

Alguns passageiros que utilizam a Qatar Airways como transporte aéreo podem ficar sem voar neste próximo verão. Isto porque a companhia decidiu reduzir a frequência de 15 de suas rotas regulares por conta do atraso na entregas de nova aeronaves, disse um oficial ligado a própria Qatar.

As regiões afetadas incluem ainda três cidades nos Estados Unidos e um novo serviço para Adelaide, na Austrália, além de cidades como Copenhagen, Jakarta e Manchester, que irão perder um voo semanal cada já no começo do verão. Além disso, os serviços diretos para Saravejo ainda foram adiados por 60 dias.

O porta-voz da Qatar Airways afirmou que a redução das operações tem a ver diretamente com o atraso na entrega das aeronaves da fabricante francesa. “Estamos cancelando certos voos em diversos destinos, devido ao atraso nas entregas de aeronaves da Airbus. Estamos tentando minimizar o impacto de nossos passageiros o mais rápido possível e acomoda-los em outros voos”, disse.

A Qatar Airways sofre com os problemas relacionados a família A320neo da Airbus. A companhia seria a pioneira em receber as novas aeronaves lá em janeiro de 2016, mas acabou cedendo lugar ao Grupo Lufthansa por conta de problemas nos motores Pratt & Whitney PW1100G, empresa que prometeu consertar pequenas falhas nas turbinas PW1100G turbofan “rapidamente”. Até que essas mudanças não sejam feitas, o motor tem um tempo adicional para a refrigeração antes de reiniciar em algumas circunstâncias.

Na pendência dessas mudanças no hardware e software, a Qatar Airways não aceitou receber a aeronave, enquanto a Lufthansa acabou “não se importando”. Fontes afirmam que a Qatar Airways disse à Airbus que não estaria preparada para receber o A320neo sob essas circustâncias, e que não receberia nenhuma aeronave até que essas restrições sejam eliminadas.

A320neolufthansalow

Primeiro A320neo (e segundo) já foram entregues ao Grupo Lufthansa

Para o CEO da Airbus, Fabrice Brégier, todos os problemas do PW1100G serão extintos até o meio do ano. “Esta é pelo menos a nossa meta, a que teremos um A320 totalmente confiável e equipado com motores Pratt & Whitney o mais rápido possível, algo que nos permite aumentar a produção e o número de entregas estimadas para o segundo semestre deste ano”, disse Brégier. “Tivemos um acordo de cavalheiros com a Qatar em adiar a entrega da primeira aeronave de sua frota até acreditarmos que a mesma está madura para suas exigências”.

Qatar já procurou a Boeing

A320_NEO_DETAILS-005

A320neos já deveriam estar pintados com as cores da Qatar Airways

O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, já totalmente descontente com os atuais problemas encontrados nos motores da família A320neo (PW1100G by Pratt & Whitney), decidiu ir atrás da Boeing para conversar sobre uma possível substituição de aeronaves. De acordo com o executivo, mais problemas foram encontrados nos A320neos na última semana.

Caso uma provável substituição de aeronaves aconteça, a Qatar Airways cancelaria um contrato bilionário com a Airbus para a entrega de até seis unidades da família A320neo, e apostaria boa parte de suas fichas nos Boeing 737NGs. Baker, no entanto, já deixou em claro que a fabricante norte-americana, caso queira atender a demanda, “terá a obrigação de entregar a aeronave que estamos de fato querendo”, frisou.

 

Receba nossas newsletters