Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Rio ganha esse mês mais uma atração turística ecológica

Pesquisa completa detalha ainda nível de escolaridade dos visitantes e com vieram ao Brasil (Foto: MTur)

O Rio é destaque pelo potencial ecológico(Foto: MTur)

A partir do dia 11 de fevereiro, quando será oficialmente inaugurada a Trilha Transcarioca, turistas e moradores poderão desfrutar o potencial ecológico do Rio de Janeiro . Considerada a maior trilha de longo curso do Brasil, a Transcarioca é fruto de um esforço conjunto de voluntários, governo, gestores de parques e instituições parceiras.

A nova atração da cidade possui 180 km de extensão e está devidamente demarcada nos dois sentidos. O percurso conecta Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, até o Pão de Açúcar, na Zona Sul, passando pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação (UCs) presentes no seu traçado – incluindo o Parque Nacional da Tijuca, UC administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e um dos mais importantes cartões-postais do Rio.

Idealizada em 1990, a Transcarioca ficou na gaveta por muitos anos. Saiu do papel graças aos esforços de mais de mil voluntários, da parceria entre governos, gestores dos parques e diversas instituições que abraçaram a causa. No evento de inauguração da trilha, também serão lançados pela Conservação Internacional e pela produtora Bambalaio um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial www.trilhatranscarioca.com.br, onde o visitante encontrará fotos, mapas, tracklogs no Google Maps e todas as informações necessárias para planejar cada caminhada.

“A implementação dessa trilha não foi fácil de fazer. Parabenizo a todos por terem alcançado esse objetivo. Uma iniciativa como essa no Brasil significa apresentar ao cidadão paisagens belíssimas que precisam ser conservadas. Que a Trilha Transcarioca seja a primeira de muitas”, destaca Ricardo Soavinski, presidente do ICMBio.

Receba nossas newsletters