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Aviação

Etihad Airways já programa voo diário no Brasil

Juan Torres, diretor geral da Etihad para América do Sul, Sultan Rashed Sultan Al Kaitoob, embaixador dos EAU no Brasil, James Hogan, CEO da Etihad e João de Mendonça Lima Neto, Embaixador do Brasil nos EAU

Juan Torres, diretor geral da Etihad para América do Sul, Sultan Rashed Sultan Al Kaitoob, embaixador dos EAU no Brasil, James Hogan, CEO da Etihad e João de Mendonça Lima Neto, Embaixador do Brasil nos EAU


O primeiro voo da Etihad Airways na América do Sul teve início no dia 1º de junho, ligando as cidades de São Paulo e Abu Dhabi. Segundo James Hogan, presidente e CEO da companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, a oportunidade com a chegada desse voos para ambos os destinos é grande. “Nosso voo é a primeira conexão direta entre duas grandes economias, além da possibilidade de conectar os brasileiros não só com o mundo árabe mas também com a Europa, Ásias e outros importantes países”, disse.

Por enquanto, a rota é operada três vezes por semana (terças, quintas e sábados), com saídas do aeroporto de Guarulhos (SP), em um A340-500. A intenção da companhia é que a partir de 27 de outubro as operações passem a ser diárias. De acordo com Hogan, as reservas dos voos do Brasil estão com uma alta procura. Para ele, isso justifica os voos diários pensados para o futuro. Outra proposta da Etihad é ainda trocar a aeronave da rota por um A340-600. Esta é a primeira rota da companhia para a América do Sul.

De acordo com o CEO, o voo será ainda um incentivo para o incremento entre as relações governamentais, comerciais e de turismo entre os dois países. “O comércio bilateral registrou só em 2012 um volume de cerca de US$ 2,5 bilhões. As oportunidades de crescimento em cinco anos são estimadas em até US$ 10 bilhões”, comentou. Para os Emirados Árabes Unidos, o Brasil é hoje considerado o 17º principal parceiro comercial. “O fluxo de passageiros tem aumentado, em especial, para Abu Dhabi onde o Brasil é hoje o terceiro principal mercado, atrás apenas de EUA e China. A estimativa é que haja um crescimento de 8% ao ano até 2016”, contou.

Segundo o dirigente, por enquanto não há ideia de se ter novas rotas. “Primeiro precisamos consolidar nosso voo de São Paulo e torná-lo diário. Depois desse primeira fase, faremos uma análise do mercado e então será definida novas estratégias”, antecipou. Ele também falou da chegada de 80 novas aeronaves, da cooperação de voos com outros companhias e dos futuros investimentos em aéreas nacionais. Há 10 anos no mercado, a Etihad Airways atende hoje 92 destinos, possui uma frota de 77 aeronaves e transportou 10,3 milhões de passageiros em 2012.

Fotos: Eric Ribeiro

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