A 10ª edição do projeto “Encontro – Excelência na qualidade em serviços para os segmentos de hospedagem e gastronomia” realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) chegou à capital curitibana. Durante a abertura, o vice-presidente da FBHA, Marcos Fatuche , destacou a importância da atualização dos associados e da qualidade do evento que busca, cada vez mais, profissionalizar a gestão, inserir padrões de excelência no atendimento e apoio as questões jurídicas e legislativas do segmentos de hospedagem e alimentação.
No início das apresentações, a técnica em eventos do Ministério do Turismo, Cinthia Marques, destacou aos associados da FBHA , no Paraná, as novas estratégias de marketing do MTur para o país. “Não havia uma política de marketing ou de comercialização interna. Hoje, nosso foco é poder transformar o departamento de marketing do ministério em ferramenta de apoio à comercialização de produtos e destinos ligados ao turismo em todo o país”, comentou. “Temos que fazer o brasileiro viajar pelo país. Isso começou na época da copa do mundo”, emendou.
Ações – Todas as novas ações do MTur estão baseadas na campanha #partiubrasil -que utiliza uma , lançada em junho deste ano. “Vamos mostrar ao país que é possível viajar internamente com baixo custo e qualidade”, afirmou. “Dentro deste escopo, criamos anunciou e aprimoramos a comunicação em parceria com o trade nacional”, disse. Além disso, a técnica do Mtur ressaltou a participação do órgão em eventos do trade nacional como Avirrp, Abav, Festuris Gramado e JPA. “Tivemos ações interativas para amplificar a potencialidade de divulgação do Mtur junto aos agentes de viagens”, pontuou. “O trade tem que estar envolvido”, finalizou.
Encontro – O evento que reúne empresários e gestores de hotéis, pousadas, albergues, resorts e também de bares e restaurantes com consultores e fornecedores, tem como objetivo chamar a atenção dos empresários para questões que impactam diretamente na satisfação dos visitantes e na competitividade dos estabelecimentos. O projeto já passou por Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Itacaré, Fortaleza, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte, e terá continuidade em 2015. O evento tem o patrocínio da Unicasa Corporate e da SunGuider Hotels e conta com o apoio do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Curitiba – SEHA e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC. O evento contou com palestras sobre cases de sucesso na hotelaria, produção legislativa, eficiência energética, assessoria comercial e gestão de qualidade.
O encontro acontece paralelamente ao “Roadshow Turismo 20014 – Tendências, Desafios e Oportunidades”, idealizado pélo M&E copm parceira da Trend Operadora e conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Governo do Estado da Bahia, com correalização da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e apoio da Best Western e Avis. A Avianca é a transportadora oficial.
Luciano Palumbo
Fotos: Eric Ribeiro