Entre os temas debatidos na Abav Expo 2018, que acontece entre os próximos dias 26, 27 e 28 de setembro, um em especial promete despertar a curiosidade do público: “Os unicórnios chegarão ao turismo? O que temos de concreto?”.
Muito conhecida no ambiente tecnológico que envolve as startups, a denominação “unicórnio” ainda não é tão usual em outros setores e vai nortear a apresentação de Juliana Vital, gerente geral do Voopter, no dia 28.
A palavra unicórnio nesse contexto específico se refere às startups que conseguem alcançar ou ultrapassar mais de US$ 1 bilhão em valor de mercado. As três brasileiras que atingiram a marca até agora foram: 99, PagSeguro e Nubank, esta última em março deste ano.
“As empresas que ostentam esse título possuem um grande fator em comum: a inovação. E ela não está somente ligada ao fato de inventar um produto ou serviço jamais visto, inovar também é entregar – de uma maneira completamente diferente – um mesmo produto ou serviço final já existente”, avalia Juliana Vital.
De acordo com ela, as startups que chegaram a marca de R$ 1 bilhão em valor de mercado não criaram nada novo ou extraordinário mas sim desenvolveram um produto disruptivo que facilitou o acesso e permitiu que mais pessoas tivesse o produto de forma rápida, pratica, fácil e segura
Ainda de acordo com Vital, ainda há muito espaço, principalmente no segmento do turismo, para inovar, desburocratizar e facilitar o acesso ao produto final que é “viajar”. “Certamente quem conseguir acertar essa fórmula tem grandes chances de figurar entre os unicórnios brasileiros”, finaliza.
O painel acontece no dia 28, às 14h, na Arena da Vila do Saber (Pavilhão de Exposições do Anhembi –SP). O CEO da MaxMilhas, Max Oliveira, e o CEO da mobLee, André Rodrigues, completam o debate que promete grande interatividade com o público presente.