Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Aeroporto de Brasília testará passaporte com chip

Até o fim do ano será testado inicialmente no Aeroporto Internacional de Brasília o novo sistema de automatização informatizada para o trânsito migratório; a exemplo do que já é feito na União Europeia. Ao mesmo tempo; o Ministério da Justiça vai começar a implantar; durante o segundo semestre; a leitura de passaportes por meio de chips inseridos na contracapa do documento. Isto vai permitir a leitura dos dados do passageiro sem interferência de operadores; tornando o trânsito nos aeroportos mais rápido e seguro.

Essas medidas fazem parte da politica de segurança que o Ministério da Justiça planeja implantar para facilitar o tráfego de passageiros até a Copa do Mundo no Brasil; em 2014. O ministro da Justiça; Luiz Paulo Barreto; esclareceu que a modernização dos passaportes não acarretará na troca obrigatória do documento; que deverá ser feita de forma gradativa. O viajante que tiver o passaporte com chip levará cerca de oito segundos para ter o acesso liberado nos aeroportos.

A informatização poderá também facilitar viagens para países da União Europeia; mediante acordos que o Brasil negocia com Portugal – uma das principais portas de entrada de brasileiros na Europa -; onde o sistema já funciona.

Receba nossas newsletters