Emissão de passaportes pode parar em novembro por falta de verba
O balanço corresponde às solicitações represadas até esta terça-feira (20) (Foto: reprodução)

A emissão de passaportes no Brasil pode ser interrompida a partir de 3 de novembro, alertou a Polícia Federal, caso não haja liberação de recursos para manter o contrato com a Casa da Moeda, responsável pela produção dos documentos. O alerta foi feito pelo diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, em ofício enviado ao Ministério do Planejamento e Orçamento.

“Sem o repasse de verbas, seremos obrigados a suspender a emissão de passaportes”, afirmou Rodrigues. A data coincide com o vencimento do contrato vigente, o que coloca em risco a produção de novos documentos.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que acompanha o caso “de perto” e mantém diálogo com a área econômica do governo para garantir a liberação dos recursos necessários. Até o momento, o Ministério do Planejamento e Orçamento não se manifestou oficialmente sobre o pedido.

Especialistas e usuários do serviço alertam que a interrupção pode gerar longas filas e atrasos, como ocorreu em novembro de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro. Na ocasião, a emissão de passaportes foi paralisada por falta de verba, causando transtornos em todo o país.

A paralisação afetaria não apenas brasileiros que planejam viagens internacionais, mas também cidadãos que precisam renovar passaportes próximos ao vencimento. A PF reforça que qualquer atraso na liberação das verbas pode comprometer o calendário de produção e entrega dos documentos.

“Estamos tomando todas as medidas possíveis, mas dependemos do repasse de recursos para continuar o serviço sem interrupções”, disse a Polícia Federal.

*Com informações da CBN