Câmbio:

Idiomas:

Turismo da Bahia comemora resultados de 2010 e prevê melhor verão dos últimos 10 anos

Com um volume de investimentos e negócios na ordem de R$ 6 bilhões; o turismo da Bahia; que agrega as áreas de hotelaria; bares; restaurantes e serviços; foi responsável pela manutenção de mais de 500 mil empregos em 2010; atrás apenas da construção civil e do agronegócio. Estima-se um crescimento de 10% em relação a 2009. Somente a hotelaria registrou uma média de ocupação de 73% entre os meses de julho e novembro; número oito pontos percentuais superior ao considerado ideal pelos empresários do setor.

Segundo projeções do sindicato que representa os hotéis; a ocupação deve ser superior a 90% em janeiro e a 80% em fevereiro; com um ápice de 100% no Carnaval. “Entre novembro e março; são aguardados 6;6 milhões de visitantes em todo o estado; e a temporada de cruzeiros deve render 350 mil desembarques em Salvador; até maio”; afirmou o secretário estadual do Turismo; Antonio Carlos Tramm.

Destinos como Salvador; Porto Seguro; Trancoso; Morro de São Paulo; Itacaré; Mangue Seco; Prado; Alcobaça e Praia do Forte; dentre outros; vão ferver neste verão; com a presença de mineiros; paulistas; norte-americanos; europeus e dos próprios baianos. “E; por falar nisso; nosso turismo não vive apenas de sol e praia; mas de rios; paisagens naturais belíssimas; como morros e serras da Chapada Diamantina; as ilhas fluviais e vinícolas do Vale do São Francisco; as cachoeiras de Barreiras e São Desidério e a aridez e a riqueza cultural do sertão baiano”; disse Tramm.

Para garantir que os visitantes sejam bem-recebidos na Boa Terra; a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e a Bahiatursa estão disponibilizando um sistema integrado de informações; composto de um call center que funciona 24 horas em inglês; espanhol e português; e um portal de internet com informações; roteiros e fotografias dos principais destinos da Bahia. A estrutura conta também com postos de informação e quatro unidades do Serviço de Atendimento ao Turista (Aeroporto de Salvador; Pelourinho; Lauro de Freitas e Praia do Forte).

Os desembarques nos três principais aeroportos da Bahia (Salvador; Porto Seguro e Ilhéus) cresceram 15% em 2010; entre os meses de janeiro e novembro; na comparação com 2009. Ao todo; foram 3;6 milhões de operações nos terminais. Os dados são da Infraero e Sinart. Em termos percentuais; Porto Seguro registrou o maior crescimento; com um avanço de 30% nas operações. Foram 495 mil desembarques em 2010 contra 380 mil do ano anterior. Salvador teve uma variação positiva de 11% e chegou aos 2;9 milhões de desembarques nacionais e internacionais até novembro.

O município de Ilhéus; por sua vez; registrou 185 mil chegadas; o que representa um acréscimo de 18% na comparação com o mesmo período do ano passado.Para o secretário de Turismo da Bahia; Antonio Carlos Tramm; os dados convergem com o crescimento da ocupação hoteleira verificado nos principais destinos turísticos do Estado; a partir do fim do primeiro semestre deste ano. “Devemos receber 6;6 milhões de turistas entre novembro e março e ter o melhor período para o turismo dos últimos dez anos”; afirma.

 

 

Tópicos relacionados