nal
Chiricahua passa a integrar a lista de parques nacionais do país e pode ampliar a atração de visitantes para o sudeste do estado (Magnific)

Os Estados Unidos passaram a contar com 64 parques nacionais após a transformação do Monumento Nacional de Chiricahua em Parque Nacional de Chiricahua, no Arizona. A mudança foi oficializada em 20 de outubro, após o presidente Donald Trump sancionar a lei que reconhece o local como unidade da categoria, depois de anos de articulação política bipartidária.

Localizado no sudeste do Arizona, próximo à cidade de Willcox, o destino é conhecido por suas formações rochosas imponentes, torres de pedra e blocos que parecem se equilibrar uns sobre os outros. A paisagem se formou após uma erupção vulcânica há aproximadamente 27 milhões de anos e foi esculpida ao longo do tempo pela ação do vento e da água, dando ao local o apelido de “Paraíso das Rochas”. Segundo o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos, a área protegida abrange aproximadamente 12 mil acres.

Com a mudança, Chiricahua passa a integrar o grupo de parques nacionais do Arizona ao lado do Grand Canyon, da Floresta Petrificada e de Saguaro. O local já era protegido desde 1924, quando recebeu o status de monumento nacional, e a nova classificação busca ampliar o reconhecimento de sua importância natural e cultural.

Trilhas e observação da natureza entre os atrativos

O parque oferece atividades voltadas ao turismo ao ar livre, incluindo trilhas, acampamento, passeios panorâmicos de carro, observação de animais e contemplação do céu noturno. A diversidade de ambientes, que reúne áreas desérticas, campos e florestas nas montanhas Chiricahua, também favorece a observação de aves e o contato com a biodiversidade regional.

Além dos atrativos naturais, o território preserva referências históricas e culturais ligadas ao povo Apache Chiricahua, para quem a região possui importância ancestral. A área também abriga vestígios da história de famílias que viveram no local, incluindo o legado da antiga propriedade Faraway Ranch.

Leia também: Aspen terá novo teleférico, restaurante renovado e arte de Beatriz Milhazes

Novo status pode impulsionar o turismo regional

A elevação à categoria de parque nacional busca dar maior visibilidade a um destino ainda menos conhecido pelo público internacional quando comparado a atrações consagradas dos Estados Unidos, como o Grand Canyon. A expectativa de representantes locais é que o reconhecimento atraia novos visitantes e amplie as oportunidades econômicas para empresas e comunidades do sudeste do Arizona.

De acordo com a emissora ABC15, o prefeito de Willcox, Greg Hancock, afirmou que comunidades próximas a parques nacionais costumam registrar crescimento no fluxo de visitantes. O percentual de aproximadamente 20% mencionado pelo prefeito, porém, representa uma referência geral citada por ele, e não uma projeção oficial de aumento para Chiricahua.

A mudança foi resultado de um esforço bipartidário que envolveu os senadores Mark Kelly e Ruben Gallego e os deputados Juan Ciscomani e Greg Stanton. A nova designação reconhece a relevância da paisagem e pode ampliar sua presença nos roteiros de viajantes interessados em natureza, geologia e experiências ao ar livre no território norte-americano.

Com informações de News Nation