Foi publicada, ontem (29/12), no Diário Oficial do Estado do Pará a Lei Nº 7.593, de 28 de dezembro de 2011, na qual o governador Simão Jatene cria o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno na Assembléia Legislativa do Pará no último dia 15 de dezembro e preenche uma demanda do trade turístico.
O Segetur tem por missão institucional promover o desenvolvimento turístico no Estado do Pará, de forma integrada e articulada, com os órgãos que o compõe: Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur); Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
O decreto traz como funções básicas do Segetur propor a política estadual de desenvolvimento do turismo; promover e divulgar o turismo do Estado do Pará no país e no exterior; estimular as iniciativas públicas e privadas de incentivo às atividades turísticas; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os planos e programas de incentivo ao turismo.
“Esta é uma grande conquista de todos os setores do turismo. O Governo do Estado, em especial o governador Simão Jatene, está de parabéns pela iniciativa que reconhece o turismo como uma prioridade de investimentos, tendo em vista sua importância para a geração de emprego, renda e qualidade de vida da população”. Disse Rose Larrat, presidente da Abav-PA.
Investimento Turístico
Também ontem (29/12), o governador do Pará, Simão Jatene, entregou 20 novas viaturas para uso no policiamento turístico do Pará. Das 20 viaturas, 10 vão ser encaminhadas para a garantia da segurança aos turistas no interior do Estado, tendo como referência os municípios sede dos seis pólos turísticos do Pará.
Os veículos, além de equipados para atuar tanto na capital quanto no interior, se diferenciam dos automóveis tradicionais por que receberam intervenção de imagens turísticas representativas dos principais ícones turísticos do Pará.Simão Jatene, que durante entrevista coletiva concedia na manhã desta quinta-feira no Hangar apresentou balanço positivo da segurança pública em 2011 em relação a 2010, justificou por que em sua gestão ao longo de 2011 priorizou, entre outras áreas, o turismo.
“O turismo pode ser um vetor de crescimento e desenvolvimento importante para o Estado, por que permite combinar algumas coisas que são de interesse para Pará”. Afirmou o governador, para quem o turismo, além de trabalhar o imaginário das pessoas, garante elevação de renda, eleva a auto estima e valoriza características importantes do Estado, como o aproveitamento sustentável do ecossistema, a culinária, que para ele é “a melhor síntese da Amazônia”, as praias e outras riquezas.