A cidade de Ilhabela, no interior de São Paulo, espera receber 200 mil turistas por mês entre o final de 2011 e início de 2012. No final do ano passado, a taxa média de ocupação dos hotéis do destino ficaram em 90%. A expectativa da Secretaria de Turismo de Ilhabela é que cheguem pela balsa 150 mil visitantes por mês entre dezembro e fevereiro e outros 50 mil nas paradas de navios que têm Ilhabela como rota.
“Não temos como objetivo aumentar o número de turistas em Ilhabela, mas sim atendê-los com melhor qualidade. Por isso, buscamos uma parceria com a Dersa por melhorias no funcionamento da Balsa nas operações de final de ano, melhoramos atrativos da cidade, como a manutenção de trilhas, e, juntamente com o trade, profissionalizamos o receptivo da cidade. Atualmente são cerca de 150 funcionários capacitados para atender os turistas. Eles são regulamentados no Município, no Estado e no Governo Federal”, disse o secretário de Turismo, Harry Finger.
Em 2011, mais de R$ 100 mil foram gastos em infraestrutura para melhor atender os turistas, como shows musicais, decoração urbana de natal e queima de fogos, que como é tradição na cidade, ocorre em três pontos distintos: Vila, Perequê e Praia Grande. Além disso, a cidade já anunciou a programação das balsas. Cinco estarão em funcionamento, sendo que duas farão os horários normais, saindo a cada meia hora, e as outras três sem hora programada, fazendo a operação “bate e volta”.