Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Curitiba passa por transformação para ser referência como Destino Turístico Inteligente

Tatiana Turra, presidente do Instituto de Turismo de Curitiba (Foto: Jefferson Severino)

Tatiana Turra, presidente do Instituto de Turismo de Curitiba (Jefferson Severino)

Cidade integrante do projeto piloto Destino Turístico Inteligente (DTI), do Ministério do Turismo, Curitiba está atuando para ser referência mundial no setor até 2030. O plano engloba ações a curto, médio e longo prazo a fim de fomentar e profissionalizar os pilares da sustentabilidade, governança, tecnologia, acessibilidade e a experiência turística, fazendo com que o setor impacte no desenvolvimento social e econômico da cidade.

“Curitiba é um destino já reconhecido por trazer ações inovadoras e tem conquistado vários prêmios em áreas diversificadas em termos de cidade. Conversando com o Sebrae, nós entendemos que poderíamos trazer esse referencial para o turismo e fazer dele o nosso mote”, evidencia Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS.

A iniciativa do MTur trabalha em parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) e a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas (Segittur), da Espanha, que são pioneiras no assunto. O projeto-piloto inclui ainda, Rio Branco (AC); Palmas (TO); Recife (PE); Salvador (BA); Campo Grande (MS); Brasília (DF); Florianópolis (SC); Rio de Janeiro (RJ).

Para que o objetivo seja conquistado, Turra ressalta que a pasta focará em ações práticas de manutenção e profissionalização que facilitem o desenvolvimento da atividade. Um dos exemplos é usar a tecnologia para melhorar o cruzamento de informações e dados do Observatório do Turismo, bem como a forma de comunicação aos turistas.

“Temos uma proposta de valor que permite enaltecer a nossa cultura e queremos que a experiência seja positiva para o turista. Estamos finalizando um plano de marketing turístico e incentivando a captação da participação do setor privado e a melhoria de infraestrutura”, exemplifica.

Confira todos os planos e ações do destino na entrevista exclusiva da página 8 do jornal 432 do MERCADO & EVENTOS, que vai ao ar amanhã (16), na seção Edições Digitais.

Receba nossas newsletters