Cidade integrante do projeto piloto Destino Turístico Inteligente (DTI), do Ministério do Turismo, Curitiba está atuando para ser referência mundial no setor até 2030. O plano engloba ações a curto, médio e longo prazo a fim de fomentar e profissionalizar os pilares da sustentabilidade, governança, tecnologia, acessibilidade e a experiência turística, fazendo com que o setor impacte no desenvolvimento social e econômico da cidade.
“Curitiba é um destino já reconhecido por trazer ações inovadoras e tem conquistado vários prêmios em áreas diversificadas em termos de cidade. Conversando com o Sebrae, nós entendemos que poderíamos trazer esse referencial para o turismo e fazer dele o nosso mote”, evidencia Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS.
A iniciativa do MTur trabalha em parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) e a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas (Segittur), da Espanha, que são pioneiras no assunto. O projeto-piloto inclui ainda, Rio Branco (AC); Palmas (TO); Recife (PE); Salvador (BA); Campo Grande (MS); Brasília (DF); Florianópolis (SC); Rio de Janeiro (RJ).
Para que o objetivo seja conquistado, Turra ressalta que a pasta focará em ações práticas de manutenção e profissionalização que facilitem o desenvolvimento da atividade. Um dos exemplos é usar a tecnologia para melhorar o cruzamento de informações e dados do Observatório do Turismo, bem como a forma de comunicação aos turistas.
“Temos uma proposta de valor que permite enaltecer a nossa cultura e queremos que a experiência seja positiva para o turista. Estamos finalizando um plano de marketing turístico e incentivando a captação da participação do setor privado e a melhoria de infraestrutura”, exemplifica.
Confira todos os planos e ações do destino na entrevista exclusiva da página 8 do jornal 432 do MERCADO & EVENTOS, que vai ao ar amanhã (16), na seção Edições Digitais.