O Governo do Estado do Rio, por meio da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ), irá mapear as demandas de sinalização dos pontos turísticos das regiões com maior potencial de visitação do estado do Rio de Janeiro para facilitar o acesso dos turistas. Serão produzidas placas indicativas para serem fornecidos gratuitamente aos municípios.
Para garantir o início do projeto, foi assinado nesta segunda-feira (22/2) um Termo de Cooperação Técnica entre o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, o presidente do IEEA, Guilherme Fonseca, e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida.
O acordo prevê que os projetos básicos e executivos de sinalização das placas sejam realizados por técnicos do IEEA. Já a TurisRio irá fornecer toda a infraestrutura necessária, assim como entender as demandas das prefeituras locais. O trabalho está previsto para ter início em março na região do Vale do Café.
O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, considera a iniciativa estratégica em função do atual momento enfrentado pelo setor de turismo. “Atualmente, percebemos uma tendência do turismo de proximidade como opção do público dos estados próximos como São Paulo e Minas Gerais, além do próprio fluminense. Então, é fundamental que haja essa estrutura, tanto para o turista quanto para a população local”, afirmou Sérgio.
Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, a iniciativa é essencial para a retomada do setor, principalmente para as regiões do interior. “A sinalização turística é uma das ações fomentadoras do turismo, prevista no Plano Estratégico da Setur-RJ. Sobretudo no interior, as placas indicativas das regiões são essenciais para que o turista tenha a estrutura necessária para se deslocar e localizar quando estiver vindo para o Rio de Janeiro”.